O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.
Arquivos
Links Rápidos
Categorias
O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.
Está no Brasil 247
O presidente da China, Xi Jinping, afirmou nesta terça-feira (29) que deseja compartilhar a bem-sucedida estratégia de desenvolvimento de seu país com outras nações do Sul Global por meio do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), presidido por Dilma Rousseff. A declaração foi feita durante visita à sede da instituição em Xangai, conforme noticiou o China Daily. Segundo Xi, o banco deve desempenhar um papel central na promoção de uma nova ordem econômica internacional, mais justa e equitativa, liderada por países emergentes.
Recebido por Dilma e pelos quatro vice-presidentes do NDB, Xi elogiou o trabalho da ex-presidenta brasileira e destacou a importância do banco como “uma iniciativa pioneira de unidade e autossuficiência do Sul Global”. Ele afirmou que a instituição, criada pelos BRICS, representa uma força em ascensão no sistema financeiro internacional e simboliza o espírito de cooperação entre as nações em desenvolvimento.
“O NDB deve atender às necessidades do Sul Global, fornecendo infraestrutura de alta qualidade, com financiamento sustentável e de baixo custo”, disse o líder chinês. Ele também defendeu que o banco amplifique a voz dos países emergentes nas discussões sobre a reforma da arquitetura financeira global e ajude seus membros a modernizarem suas economias com foco em inovação, digitalização e transição verde.
Xi reiterou que a China seguirá apoiando firmemente as operações do banco e está disposta a intensificar a cooperação em projetos verdes, tecnológicos e sustentáveis. “A China está pronta para compartilhar sua experiência de desenvolvimento por meio do NDB e fornecer mais bens públicos internacionais”, acrescentou.
Defesa do desenvolvimento
Em resposta, Dilma Rousseff agradeceu à China pelo apoio contínuo e elogiou a atuação do governo Xi Jinping. “Sob a liderança do presidente Xi, a China alcançou resultados extraordinários e tem desempenhado papel crucial na promoção da justiça internacional e da governança global”, disse. Ela reafirmou o compromisso do banco com o desenvolvimento dos países do Sul Global e com os princípios do multilateralismo.
A visita de Xi à sede do NDB consolida o protagonismo da instituição como alternativa concreta aos mecanismos financeiros dominados por países desenvolvidos. Com Dilma Rousseff à frente, o banco se posiciona como instrumento de transformação para uma nova geopolítica do desenvolvimento.
Deixe uma resposta