E-book

Baú de um Repórter

O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.

Economia, Política

Ministério da Agricultura suspende exportações de carne de frango do Rio Grande do Sul para o mundo

Está no Brasil 247

O Ministério da Agricultura suspendeu, a partir desta sexta-feira (16), as exportações de carne de frango produzida no Rio Grande do Sul, após a confirmação do primeiro foco de gripe aviária em uma granja comercial no município de Montenegro.

Países como Reino Unido, Argentina, Japão, Emirados Árabes e Arábia Saudita optaram por restringir temporariamente apenas a aquisição de carne de frango oriunda do estado. Já a China e a União Europeia decidiram ampliar o bloqueio e suspender, por 60 dias, as compras de carne de frango e outros produtos avícolas de todo o Brasil.

“Outros países que já mudaram o protocolo ficam restritos ao estado do Rio Grande do Sul momentaneamente e, depois, somente ao município de Montenegro, que é onde tem o foco, até que volte à normalidade. O processo deve durar entre 28 e 60 dias e, aí, com eficiência, com transparência, o Brasil deve voltar à normalidade em todo o país”, disse o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, em entrevista à TV Centro América.

Apesar do impacto comercial, o ministério reforçou que a gripe aviária não é transmitida pelo consumo da carne ou ovos, desde que sejam devidamente cozidos. Na granja afetada, os 35 animais que estavam no local foram abatidos para evitar a disseminação do vírus.

As autoridades seguem monitorando o caso e mapeando quais mercados fecharam completamente suas portas ao frango brasileiro.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *