E-book

Baú de um Repórter

O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.

Política

Trump cita Brasília entre capitais violentas ao anunciar que vai federalizar polícia em Washington

Está no g1

O presidente dos Estados UnidosDonald Trump, citou Brasília como exemplo de “capital violenta” em um discurso, nesta segunda-feira (11), para anunciar uma intervenção federal na segurança de Washington, capital dos EUA.

A medida foi justificada por Trump como uma resposta à “trágica emergência de segurança” na cidade – o que, segundo a prefeita do distrito de Colúmbia, não condiz com as estatísticas oficiais desde 2023.

Dados mais recentes, no entanto, mostram que Washington tem uma taxa de homicídios mais de três vezes maior que a de Brasília (veja comparação abaixo).

Segundo Trump, a criminalidade na capital dos Estados Unidos superou a registrada em outras capitais nacionais – além de Brasília, ele citou Bogotá (Colômbia), Cidade do Panamá, Cidade do México e Bagdá (Iraque).

“Olhando os números temos alguns gráficos com diferentes cidades ao redor do mundo: Bagdá, Panamá, Brasília, San José, Bogotá, Cidade do México, Lima… [Em comparação a todos] nós dobramos ou triplicamos [a taxa de criminalidade]. Vocês querem viver em lugares como esses? Eu acredito que não”, diz Trump.


Taxa do DF foi bem menor que a de Washington em 2023

Segundo o Atlas da Violência, o DF registrou 347 homicídios em 2023 – número maior que os 274 assassinatos registrados em Washington no mesmo ano.

Washington, no entanto, tinha uma população estimada em 687.324 em 2023 – menos de 25% dos 2,81 milhões estimados para o Distrito Federal no mesmo ano.

Juntando todos esses números, Brasília teve 12,3 homicídios para cada 100 mil habitantes em 2023 – um índice bem abaixo dos 39,86 por 100 mil habitantes registrados em Washington.

Na coletiva, Trump exibiu números ligeiramente diferentes: 13 homicídios por 100 mil habitantes para Brasília, e 41 por 100 mil habitantes, em Washington.

Foto reproduzida da Internet

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *