E-book

Baú de um Repórter

O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.

Coletânea de Causos

Que causos são esses, Barbosa?

Incentivado por amigos resolvi escrever também causos particulares vivenciados ao longo dos anos. Alguns relatos são hilários, e dignos de levar ao programa Que História é Essa, Porchat. Seguem os causos em forma de coletânea.

Política

Período de prisão de Bolsonaro cairia menos do que previsão do relator com PL da Dosimetria

Está no Blog do Valdo Cruz

Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) comemoraram a aprovação PL da Dosimetria, mas seguem torcendo para que osadvogados de defesa do ex-presidente consigam a prisão domiciliar.

Além da demora para o texto começar a valer, considerando um eventual veto do presidente Lula, os cálculos do STF divergem dos feitos por aliados de Bolsonaro sobre o tempo de redução do seu tempo de prisão em regime fechado.

Durante a votação do PL da Dosimetria, os bolsonaristas falavam numa redução de 6 anos e 9 meses para 2 anos e 4 meses.

Mas, técnicos do STF, com base no projeto aprovado, têm outras contas. Segundo eles, o período de prisão em regime fechado cairia para 5 anos e 4 meses.

Na melhor das hipóteses, ficaria acima de 4 anos. Ou seja, bem mais tempo do que os bolsonaristas esperavam, o que vai frustrar o ex-presidente. Com isso, a melhor saída para ele é mesmo uma prisão domiciliar.

Além disso, aliados do ex-presidente sabem que o benefício da redução de pena aprovado pelo Congresso vai demorar e muito para entrar em vigor. Se é que vai entrar. E a redução do período de regime fechado não é tão significativo como previsto inicialmente.

O presidente Lula já avisou que vai vetar o projeto. O Congresso pode derrubar o veto, mas isso só vai acontecer em fevereiro e março.

Depois, os advogados precisam entrar com um pedido de revisão das penas com base na nova legislação. E isso poderia ser acatado apenas em abril, no cenário mais otimista.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *