E-book

Baú de um Repórter

O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.

Coletânea de Causos

Que causos são esses, Barbosa?

Incentivado por amigos resolvi escrever também causos particulares vivenciados ao longo dos anos. Alguns relatos são hilários, e dignos de levar ao programa Que História é Essa, Porchat. Seguem os causos em forma de coletânea.

Política

Brasil deixou de assinar comunicado sobre Venezuela porque texto não criticou militares estrangeiros no Caribe

Está no g1

Integrantes da diplomacia brasileira lamentaram a decisão dos países do Mercosul de emitir um comunicado exigindo a “restauração da democracia” na Venezuela. A iniciativa foi liderada pela Argentina de Javier Milei durante a cúpula do Mercosul, em Foz do Iguaçu (PR).

Fontes do Ministério das Relações Exteriores afirmam que um texto a respeito da situação política no país vizinho vinha sendo negociado entre os países do bloco há semanas.

Segundo interlocutores do Itamaraty, o Brasil aceitava incluir no comunicado os pontos relativos aos direitos humanos e à crise humanitária instalada na gestão do presidente venezuelano Nicolás Maduro. No entanto, o país defendia equilíbrio na posição do bloco.

Esse equilíbrio significaria incluir no documento oficial um parágrafo afirmando que a presença de forças militares internacionais no Caribe representa uma grave ameaça à soberania da região — em referência à presença dos Estados Unidos na área.

Porém, os demais países não aceitaram incluir o trecho com esse alerta. Diante do racha, o Brasil se ausentou da construção do texto final. O Uruguai também não assinou o documento.

O governo brasileiro avaliou que a adesão poderia ser entendida como uma chancela às ações americanas, que até agora incluíram o confisco de navios petroleiros venezuelanos e bombardeios de barcos no Caribe.

“Sabíamos que eles fariam o documento. É um direito deles. Mas como a posição do Brasil já era conhecida, não fomos consultados sobre a linguagem. Lamentamos que não houve o tradicional comunicado do Mercosul Estados Partes e Associados”, disse um diplomata que acompanhou as negociações.

Desde agosto, os Estados Unidos enviaram navios de guerra para o mar do Caribe, além de caças e um submarino nuclear.

Questionado, o Itamaraty não se manifestou sobre o episódio.

Foto reproduzida da Internet

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *