E-book

Baú de um Repórter

O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.

Coletânea de Causos

Que causos são esses, Barbosa?

Incentivado por amigos resolvi escrever também causos particulares vivenciados ao longo dos anos. Alguns relatos são hilários, e dignos de levar ao programa Que História é Essa, Porchat. Seguem os causos em forma de coletânea.

Editorial, Política

No RN senador é prioridade, governador não!

Se a eleição da governadora do Rio Grande do Norte Wilma de Faria ao Senado é prioridade dentro do PSB, assim também o é a reeleição do senador Garibaldi Alves no PMDB e, claro, a do senador José Agripino Maia no DEM, como já tive oportunidade de falar em outra ocasião. Sendo assim, o que se constata é que a eleição para governador no estado fica relegada a segundo plano dentro dos maiores partidos.

No caso do PMDB, a legenda não terá candidatura própria ao governo em 2010, podendo ser o pêndulo da balança entre os partidos que vão lançar candidatura própria, onde se tem um cenário onde o sistema governista tem pelo menos três candidatos – o vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), o presidente da Assembléia Legislativa Robinson Faria (PMN) e o deputado federal João Maia (PR). Do lado da oposição correndo sozinha a senadora Rosalba Ciarlini (DEM).

Mas se a prioridade do PMDB, do PSB e do DEM é a disputa para as duas cadeiras ao Senado, significa dizer que PMDB, PSB e DEM – principalmente os dois últimos que têm nomes cogitados para disputar o governo -, não estão dando muita importância a disputa pela cadeira de governador.

Dois pretensos candidatos, no entanto, não dependem dos “caciques” para lançar candidatura própria ao governo. Robinson Faria e João Maia. Eles, na verdade, disputam a preferência da governadora Wilma de Faria para ser o nome da situação à sucessão estadual. No entanto, levam a vantagem de não depender dela para sair ou não candidato. Em tese, em não sendo o escolhido, tanto Faria como Maia podem também apoiar um outro candidato ao Senado que não a governadora. Nesse caso, tanto Robinson Faria como João Maia podem ter o apoio de Garibaldi ou Agripino para seus intentos.

Numa situação que ao mesmo tempo é confortável por vir despontando sempre em primeiro lugar nas pesquisas para intenção de voto à sucessão estadual, é também desconfortável tendo em vista que o seu partido não a tem como prioridade. Trata-se da senadora Rosalba Ciarlini. A prioridade aí, como disse, é a reeleição do senador José Agripino.

Portanto, as eleições de 2010 no Rio Grande do Norte vão marcar pela disputa à senatória, onde só existem duas vagas e três grandes lideranças do estado na disputa. A eleição para governador não está na ordem do dia. Tanto assim, que nenhum partido com pretensos candidatos definiu o nome para a disputa, nem mesmo o DEM. Agora para o Senado os nomes já estão definidos. Alguém tem dúvida?

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *