O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.
Arquivos
Links Rápidos
Categorias
E-book
O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.
Coletânea de Causos
Incentivado por amigos resolvi escrever também causos particulares vivenciados ao longo dos anos. Alguns relatos são hilários, e dignos de levar ao programa Que História é Essa, Porchat. Seguem os causos em forma de coletânea.
Vasculhando o meu báu de memórias me lembrei de uma entrevista exclusiva que fiz com o então metalúrgico e sempre candidato do PT as eleições presidenciais Luiz Inácio Lula da Silva. Isso ocorreu nos ídos de 1996, salvo engano. Lula era presidente nacional do PT. A entrevista sequer havia sido agendada. Aos detalhes:
O dia em que entrevistei Lula dentro de um carro
O ex-deputado Júnior Souto neste ano era o candidato petista a prefeito de Natal (RN). Eu cobria a sua candidatura pelo Diário de Natal. Lula percorria o Brasil para fazer gravações com os candidatos do partido para serem veiculadas no programa eleitoral. Na agenda de Júnior Souto tinha dizendo apenas que ele iria fazer uma gravação para o programa a ser levado ao ar naquele dia. Não falava sobre a vinda de Lula a Natal. O PT queria fazer uma surpresa no programa eleitoral com Lula ao lado de Júnior Souto. Luciano Herbert, editor de política, queria então uma matéria diferente. Sobre a gravação. Fui então pautado para essa missão.
A primeira coisa a saber era onde iria ser gravado o programa. A informação que me passaram era a de que seria feito no Natal Mar Hotel, na via Costeira, às 9h. Estranhei o local, mas pegamos o carro da reportagem – eu e o repórter fotográfico Moraes Neto – e fomos para o Natal Mar Hotel. Ao chegar ao hotel qual a surpresa! Lula estava lá. Tinha vindo a Natal gravar para o programa do PT com Júnior Souto. Da imprensa só tínhamos nós. Como a gravação iria ao ar naquele mesmo dia à noite, o PT liberou para que Moraes Neto fizesse as fotos, já que o jornal só iria publicá-las no dia seguinte. Fiz o factual, conforme Luciano recomendara. Ou seja, uma matéria sobre a gravação do programa eleitoral do PT. Com um detalhe: A participação de Lula.
Não satisfeito insisti em fazer uma entrevista exclusiva com Lula. Só que havia um problema: Lula tinha compromissos também com outros candidatos do PT. Daqui ele embarcaria direto para Recife (PE). Mas sempre solícito sugeriu que o acompanhasse até o aeroporto no carro que o conduziria até lá. Acho até que o carro era de Jacyra Godim, esposa do Dr. Hanna Safieth, diretor da Codern [Companhia Docas do Rio Grande do Norte], ambos filiados ao PT. O motorista, lembro bem, era Assis, hoje motorista da deputada Fátima Bezerra.
Pois muito bem: Aceitei de imediato a sugestão de Lula. Me postei no banco de trás ao seu lado e seguimos para o aeroporto Augusto Severo em Parnamirim. Coisa de uns 10 quilômetros do Natal Mar Hotel até lá, o suficiente para fazer uma entrevista que acabou rendendo meia página. Foi uma entrevista exclusiva. Só o Diário de Natal deu no dia seguinte.
Obs do blog: Confira outras memórias dos bastidores da notícia indo em BUSCA e digitando a palavra baú.
Deixe uma resposta