Arquivos
Links Rápidos
Categorias
Tocar fogo na já maltratada vegetação que compõe o Parque das Dunas, área de preservação ambiental que forma uma espécie de cinturão verde de Natal, está virando uma brincadeira de mau gosto. Desde esta sexta-feira que perversamente estão tocando fogo no que resta ainda de Mata Atlântica na área. O Corpo de Bombeiros foi acionado para debelar o fogo que se espalha rápido devido ao vento e a Polícia Ambiental para fiscalizar quem está fazendo isso. Com muita dificuldade os bombeiros conseguiram apagar o fogarel. No sábado, a mesma coisa. Na madrugada da segunda-feira o fato se repetiu. Às 4 horas bombeiros foram chamados
Lamentavelmente a fiscalização que deveria existir por parte da Polícia Ambiental não há. Não bastasse o lixo que toma conta do Parque nas proximidades do Tirol, agora estão ateando fogo. É o tipo da brincadeira que pode custar caro se medidas eficazes de coibição não forem adotadas. Ao pé do Morro do Tirol, que forma o Parque das Dunas, próximo ao colégio Henrique Castriciano e Praça Deodoro existem residências. Se o fogo se alastra corre o riso de atingir estas casas.
Não só isso. A flora e a vegetação já tão castigadas pela degradação provocada pelo homem, na medida em que toca-se fogo na vegetação correm o risco de desaparecer por completo. Como morador do Tirol observo que o Parque das Dunas não está sendo cuidado como deveria. O meio ambiente agradece as “autoridades competentes” se atentarem para o fato de que o Parque das Dunas, segundo maior parque urbano do país, perdendo apenas para a Floresta da Tijuca no Rio de Janeiro, é Patrimônio da Humanidade, segundo a Unesco, e deve ser preservado.
Com a palavra o Iema (Instituto de Desenvolvimento Econômico e do Meio Ambiente) e a Polícia Ambiental!
Deixe uma resposta