E-book

Baú de um Repórter

O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.

Coletânea de Causos

Que causos são esses, Barbosa?

Incentivado por amigos resolvi escrever também causos particulares vivenciados ao longo dos anos. Alguns relatos são hilários, e dignos de levar ao programa Que História é Essa, Porchat. Seguem os causos em forma de coletânea.

Artigo

`Eleições 2014´

por Valéria Fernandes

Nós,  200 milhões de brasileiros, estamos caminhando rumo as urnas para um momento decisivo  para nossa Nação pela escolha dos governantes que irão estabelecer regras, normas e leis nas nossas vidas e nossos impostos.

A avaliação do eleitor é preciso ser de forma precisa e assertiva na escolha do candidato,visando criteriosamente o currículo do candidato. Por exemplo: Se ele responde algum processo de improbidade administrativa, presença assídua nas sessões, principalmente em votação de projetos (importantes e emergenciais), quantos projetos e qual a importância foram feitos durante seu mandato. Analisar tambem projetos que foram feitos em favor ou desfavor do povo ou apenas para seu próprio benefício. Se fazem parte de “associação criminosa” por desvio de verbas públicas ou tráfico de influências. Um projeto que foi muito esperado aos anseios da sociedade foi a “Redução da Maioridade Penal” que não foi aprovado no Congresso, verificar nomes dos deputados federais e senadores que votaram contra. De olho nos candidatos que compram  “VOTOS” te oferecendo quaisquer tipos de donativos. Esse deve ser banido das urnas pois que já denota a falta de comprometimento ético com o cidadão.Candidatos que prometem projetos demagógicos e palavras mágicas. Os projetos devem ser analisados pelos eleitores, se terão fundamentos de serem executados.

Será de suma importância assistirmos todos os debates, avaliando as propostas de cada candidato e posteriormente cobrarmos. Verifique a veracidade dos “MARKETÓLOGOS” de cada candidato se são apenas propagandas enganosas. Avaliar a vida do candidato antes e depois que chegou no poder. Aqueles que chegaram pobres e ficaram milionários as nossas custas devem ser “Freados” nas urnas.

Vejo hoje,como cidadã e formadora de opinião, a desmotivação do eleitor brasileiro em relação ao “Cenário Político Nacional”, quanto está difícil escolhermos um bom candidato. A que ponto chegamos,vamos ter de escolher o menos pior.

Mas quatro anos, se nao escolhermos o menos pior, pode ser fatal, o rumo do nosso País.

As redes sociais serão uma ferramenta muito importante para utilizarmos para manifestar nossas opiniões e críticas. E observarmos os “Pretensos” candidatos que começam a aparecer nas redes somente nesta época.

                     “MUDA BRASIL”

“Inquietude e descontentamento sao as primeiras necessidades do
                       progresso” ( Thomas Alva Edison)

*Valéria Fernandes é Consultora Política em Goiânia -GO

Compartilhe:

8 Responses to `Eleições 2014´

  1. Geraldo Milagre M\ariz disse:

    Se olharmos para os políticos atuais, encontraremos uma pequenina parcela que ainda podemos confiar. O problema é que eles são minoria e como minoria, são sufocados pela maioria que vendem-se por poder, por dinheiro e nunca colocam a ideologia e a vontade de acertar o Brasil por pura ostentação e ganância própria. Eu tenho certeza que um dia este País irá ser exemplo para o mundo e será também o celeiro do mundo, mas acredito que isso ainda vai demorar, porque um País não cresce se não começar pela cultura.
    Acredito que não conseguirei ver isso acontecer até em função de minha idade, mas coloquei em meus filhos, caráter, dignidade, honestidade e procurando sempre trabalhar para o bem comum.
    Mas vamos acreditar sempre, não podemos esmorecer.

  2. Janete Scalco disse:

    Sou a favor de uma análise criteriosa sobre o candidato. Se no setor privado estabelece-se requisitos para a seleção de um profissional, por que não a um político? Afinal, é nós, eleitores que selecionamos e o colocamos no cargo público para defender os interesses do povo e da Nação. Estou desacreditada da nossa política e dos nossos governantes. Quero um Brasil melhor.

  3. Parabéns. O alertar foi feito. Muito embora gostasse muito que acontecesse, não acredito em grandes mudanças. O problema no Brasil de hoje, como muito bem frisou Pedro Simon ao anunciar que não concorre mais ao Senado, é que temos 30 partidos de conteúdo vazio que se vendem em troco de cargos e favores do Governo. E isso é a desgraça do nosso país, uma vez que os cargos públicos importantes, como ministérios e diretorias de empresas estatais, não são preenchidos pelo critério da competência e da honestidade, mas pelo critério político. E em regra, as pessoas que ocupam esses cargos já são indicadas com a missão de arrecadar fundos para os partidos e os políticos que as indicaram. E é aí onde reside os grandes focos de corrupção. Desse jeito não dá. De qualquer modo, vamos procurar votar no melhor.

  4. Alfredo da Silva disse:

    Cara Valéria: comungo do mesmo diagnóstico e das mesmas preocupações suas. De fato, temos de fazer o maior esforço para conscientizar o máximo de pessoas possível a não desistir de votar. E o fazer da melhor maneira possível. Parabéns. Abraço!

  5. buluca disse:

    Parabéns Valéria! Gostei do estilo, e a linha de raciocínio.

  6. Eduardo Toledo disse:

    Perfeito minha amiga Valéria!!!
    Devemos de fato analisar cada candidato, ver seu histórico e por fim ver se as suas propostas vão de encontro as necessidades emergenciais que o nosso país necessita. Acredito que o povo pode sim com o seu voto mudar o rumo tenebroso que caminha o nosso país.
    Abração.

  7. Rudolf disse:

    Querida Valéria, traduziu de forma concisa o meu pensamento, espero que no dia das eleições deixemos de lado picuinhas e votemos no melhor, ou seja, no menos pior, já será um início para mudanças.

  8. Oliveira, WA disse:

    Estimada Valéria, com certeza sua análise é apropriada para o atual momento, reflete nossa preocupação com os destinos do #Brasil que tanto queremos. O Brasileiro, no atual sistema político, “ainda” (apesar da espera), não dispõe de todas as informações necessárias para REALMENTE eleger seu LEGÍTIMO representante. Como você mencionou, o que nos resta infelizmente é escolher o “menos pior”. Penso também que as EFETIVAS mudanças no sistema brasileiro de poder, deverá passar compulsoriamente, por duas REFORMAS ESTRUTURAIS no País
    a) REFORMA POLÍTICA O atual sistema não reflete nosso desejo representatividade, p/falar o mínimo. Sem contar as outras inúmeras regalias e infra-estrutura, que não justificam a tremenda “inatividade” em políticas sociais, dentro de acordos que favorecem, única e tão somente a criação de “empresas partidárias” e não verdadeiros partidos.
    b) REFORMA TRIBUTÁRIA Essa então dispensa comentários e está ligada EXATAMENTE a arredação cada vez mais voraz, com único intuito de manter o atual estado de coisas.
    Receba meu abraço fraterno e grato pela oportunidade! Oliveira, WA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *