E-book

Baú de um Repórter

O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.

Coletânea de Causos

Que causos são esses, Barbosa?

Incentivado por amigos resolvi escrever também causos particulares vivenciados ao longo dos anos. Alguns relatos são hilários, e dignos de levar ao programa Que História é Essa, Porchat. Seguem os causos em forma de coletânea.

Economia, Política

De Luís Nassif, em seu blog

O Estadão quer privatizar o fundo soberano

Manchete de primeira página do Estadão

Governo criará fundo para ampliar controle do pré-sal

Bancos e investidores privados serão impedidos de participar do empreendimento

Fui ler a matéria intrigado. Nela, o repórter questionando o Ministro das Minas e Energia Edison Lobão sobre o tratamento privilegiado dado a um fundo público, em detrimento do privado. E o Lobão dando umas explicações meio capengas.

Pensei, que raios de fundo é esse, que não foi mencionado até agora em nenhum trabalho ou matéria?

Levou um tempo para descobrir que o jornal estava falando do “fundo soberano”, um instituto criado em todos os países que têm grandes saldos em exportação – e todos eles sendo fundo estatais e geridos pelo Estado, para projetos intergeracionais (isto é, que aproveitem a riqueza finita proporcionada pelo petróleo para garantir o bem estar das futuras gerações, quando o petróleo acabar).

O Estadão estava questionando o caráter estatal do fundo soberano – que, por definição é estatal – e sugerindo a participação do capital privado. E o Ministro Lobão, explicando direitinho – e inutilmente – a natureza dos fundos soberanos.

O Estadão pensou em privatizar o fundo soberano. Matéria campeã!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *