E-book

Baú de um Repórter

O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.

Coletânea de Causos

Que causos são esses, Barbosa?

Incentivado por amigos resolvi escrever também causos particulares vivenciados ao longo dos anos. Alguns relatos são hilários, e dignos de levar ao programa Que História é Essa, Porchat. Seguem os causos em forma de coletânea.

Artigo

“A Insegurança da Segurança!”

por José Carlos Botoloti

 

 

“… E é interessante…
O tal do ser humano é interessante.
Sempre procurando o amor definitivo e

 

a tal da segurança. Logo ele, capaz de

morrer no próximo minuto, sujeito

à primeira ventania, e sem a menor

chance diante do menor maremoto.
A segurança, colega, não existe.
A gente inventou.
E isso dói…!”

 

Oswaldo Montenegro

 

Protágoras (481 a.C.420 a.C.) Górgias (483 a.C.376 a.C.) estão entre os primeiros sofistas conhecidos.

Não somente desacreditamos os verdadeiros como criamos uma espécie de novo conceito de “sofismo”, em nosso dito mundo moderno. Como se todo ele fosse feito de falácia. E a falácia é o que mais lemos e ouvimos de nossos ditos, por sua vez, responsáveis pelo estado e pela segurança pública.

Entristece-me ver oque estão fazendo com uma área importantíssima, técnica e muito bem estruturadas como a Polícia Federal no Brasil. A nossa PFO foco central de seus ensinamentos concentrava-se no logos ou discurso, com foco em estratégias de argumentação. Os mestres sofistas alegavam que podiam “melhorar” seus discípulos, ou, em outras palavras, que a virtude seria passível de ser ensinada.

 

Ou como gostam alguns, aliás, adoramos rótulos estrangeiros, nosso “FBI”, a famosa policia federal estadunidense.

Apenas uma falácia.

Não precisamos adentrar na história para termos números, estatística. Muito pelo contrário basta analisarmos este ano em nosso amado e tão maltratado Brasil:

O Brasil é o 11º país mais inseguro do mundo no Índice de Progresso Social

 

Novo indicador calculou os níveis de segurança pessoal em 132 países.
Brasil ficou com 37,50 pontos, de um total de 100 pontos possíveis.

A violência é o principal item que puxa para baixo o desempenho do Brasil em qualidade de vida, de acordo com dados do relatório Índice de Progresso Social (IPS) divulgado.

Entre os 132 países analisados pelo documento, o Brasil aparece como na 122ª posição no ranking de segurança pessoal. Ou seja, considerando o final do ranking como o de país mais inseguro, o Brasil aparece em 11º lugar.

 

A lista é m encabeçada pelo Iraque, considerado o país mais inseguro do mundo. Em seguida aparecem Nigéria, Venezuela, República Centro-Africana, África do Sul, Chade, República Dominicana, Honduras, México, Sudão e Brasil.

Países que recentemente foram alvos de manifestações violentas como Egito, Líbano, Ucrânia e Iêmen tem índice de segurança pessoal maior que o Brasil.

 

O IPS é elaborado pela da organização sem fins lucrativos, Social Progress Imperative, e seus dados estão divididos em três grupos: necessidades humanas básicas, fundamentos de bem estar e oportunidades. Cada um tem quatro indicadores de qualidade. No índice geral de qualidade de vida, o Brasil ficou na 46ª posição na edição de 2014 do IPS.

A fonte é a agência de noticias G1. Atualizadíssimo.

Não precisamos fazer uma estatística do verão de 2014, nem do carnaval e muito menos da tal de “Copa das Copas”.

 

Simplesmente fomos manchetes mundiais. Não respeitamos o turista que tanto desejamos que veja conhecer as maravilhas de nosso país “abençoado por Deus”. Os tratamos mal… Os roubamos… Ou então nos comportamos tal como primitivos oferecendo “nossas filhas” para seus prazeres.

 

Digno de paisinho de quinto mundo.

 

De que adianta sermos um país “rico por natureza” se somos paupérrimos em educação e cultura.

 

Brasil fica em 46° lugar em novo índice que mede a qualidade de vida Indicador global IPS avaliou ‘progresso social’ em 132 países.
Brasil foi o melhor dos Brics, mas foi superado por outros latinos.

E o trânsito?

Bem não preciso ficar aqui repetindo o que todos sabem. Temos algo muito superior a uma “guerra do Vietnam” todos os anos.

Falando em Brics… Associamo-nos a China, Índia, Rússia e outros paisinhos (sem cultura ou pouquíssima) para fundarmos um banco.

 

Sim mas de onde vem todo o dinheiro para fundar um banco internacional?

Você leitor sabe a resposta. E ela é ruim. Pois vem da violência.

Aquela violência a que estamos submetidos todos os dias. A mesma violência que nossos filhos têm nas escolas que deveriam ser um lugar sagrado do ensino. Não as são em nossos dias. Para nossa tristeza.

Ficamos “felizes” em verificar os índices de “vendas de automóveis” pela indústria não somente brasilesa como mundial em nosso solo.

Esquecemos que não temos motoristas cônscios, respeitadores, responsáveis.

 

Qualquer um com dinheiro necessário tira uma tal de “carteira de habilitação” e sai por ai “conduzindo” seu veículo. Sim conduzindo. Dirigir é muito diferente. Em todos os sentidos.

Voltando a nossa competente Policia Federal – A nossa amada PF – Está hoje envolvida – através de seus chefetes – em “politicalha”, das mais nojentas e asquerosas possíveis.

Temos um dos mais altos suicídios de policiais por ano do mundo.

Mas por que estes agentes tiram suas vidas?

Precisa de resposta?

 

Enquanto tivermos governos idiotizados, egoístas ao extremo, que somente pensam em si e nos seus (próximos e não o povo) teremos estas estatísticas tristes, de vergonha, de um sistema horrivelmente arcaico e porque não dizer já morto.

E o que esta acontecendo para mudar tudo isso?

Absolutamente nada.

Os governos atuais (em nível nacional e estadual) agora estão preocupados com o Encontro de São Paulo que ocorrerá agora em Agosto.

Em seguida vão se preocupar com as eleições e suas manutenções em seus cargos. Somente isso.

 

Eles também têm rótulos: Aqui são conhecidos como “esquerda caviar”.

Sim aqueles pobres e incultos seres que nunca saborearam tal iguaria e agora que gostaram não querem dar seus lugares para outros.

Pensam em nós?

Não. Infelizmente não.

E a segurança?

Que segurança?

Assim fica a sugestão:

 

Brasilês: se você tem filhos ou não… Se você é um verdadeiro brasilês… Um cidadão pense bem no que vai fazer em outubro nas eleições.

Você poderá estar assinado seu futuro… Ou a segurança dos seus filhos…

 

Se você não tem filhos… Lamento eu tenho. E eles são mais importantes que teorias, legados de “partidinhos” verdadeiramente “vagabundos”, sem noção e sem legitimidade moral para me representarem… Ou aos meus filhos.

Segurança?

É você que decide.

 

Quanto a Policia Federal – #TamuJunto.

Meus respeitos e admiração a estes agentes que colocam suas vidas para nossa segurança.

Literalmente Acorda Brasil… Ou ai sim (com erro grosso da língua portuguesa) ficará “deitado eternamente”… E não em berço esplêndido…

 

Pensa… Por favor… Não Dói!

 

 

Entendimentos & Compreensões

De uma atualidade triste.

 

José Carlos Botoloti é professor e jornalista no RS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *