E-book

Baú de um Repórter

O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.

Artigo

Às pesquisas, ah, às pesquisas

por Carlos Alberto Barbosa

Sou daqueles que acho que pesquisas de intenção de voto não se discute se analisa, mas também se coloca reticências sobretudo quando há disparates entre as avaliações. E agora na tentativa de se dar uma “credibilidade” maior, parece que usaram a estratégia de publicar as pesquisas, ou a pesquisa, num portal de mídia nacional.

Na última terça-feira (9), a título de exemplo, o Portal Exame publicou pesquisa de intenção de voto estimulada realizada pelo Instituto Futura Inteligência em parceria com a empresa 100% Cidades para prefeito de Natal, onde coloca um empate entre Carlos Eduardo Alves (PSD), que lidera a disputa em todas as pesquisas até agora realizadas na capital potiguar, e Paulinho Freire (União Brasil), divulgada pela Rádio 96FM, ambos com 31,6% e 29,1% das intenções de voto respectivamente. Pela margem de erro do estudo, que é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados, sem que nenhum fato novo e relevante tenha ocorrido durante o período, a não ser a propaganda eleitoral no rádio e na televisão que comprovadamente não contribui em nada para o eleitor (a). A terceira colocada é Natália Bonavides (PT), com 20,3%.

Há de se colocar reticências nos números porquanto houve uma subida vertiginosa de Paulinho Freire na avaliação do eleitor (a) natalense, e como já observado, absolutamente nenhum fator relevante contribuiu para justificar essa mudança no quadro sucessório municipal em Natal.

Curiosamente a pesquisa espontânea – aquela em que o eleitor (a) diz em quem pretende votar sem que seja apresentado os nomes dos candidatos – novamente deu empate técnico entre Carlos Eduardo Alves com 27,3% e Paulinho Freire com 25,1%, e Natália Bonavides com apenas 13,8%. Digo curiosamente porque Paulinho Freire não está na mídia com frequência como Natália Bonavides, que em outras pesquisas de intenção de voto figura sempre empatada com o bolsonarista em segundo lugar, e tampouco é conhecido dos eleitores (as), quão Carlos Eduardo Alves, que já foi prefeito três vezes da capital potiguar e candidato a senador na última eleição.

Sem querer fazer nenhum trocadilho a Inteligência Artificial (IA) é o futuro

Imagens: Portal 98FM

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *