O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.
Arquivos
Links Rápidos
Categorias
O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.
O blogdobarbosa, como uma trincheira de lutas sempre em defesa da democracia e da liberdade de expressão, está completando neste 13 de agosto, 17 anos no ar como testemunha ocular da história, e como diz o slogan, nem progressista nem conservador, apenas jornalismo. Hoje, para comemorar o niver do blog gostaria de dar a seguinte manchete: Enfim, Bolsonaro na cadeia. Mas ainda não aconteceu. Estamos de olho!
Fato é que nestes 17 anos o blog tem reportado assuntos importantes, sobretudo, na política brasileira, tais como a prisão política de Lula pela lava jato do ex-juiz suspeito Sergio Moro, que acabou afastando o petista do pleito presidencial de 2018, quando Jair Messias Bolsonaro, no então PSL, foi eleito presidente da República.
Foi reportado também em editorial o discurso histórico de Lula na frente do Sindicato dos Metalúrgicos em São Bernardo do Campo (SP), antes de se entregar à Polícia Federal para se tornar preso político durante 580 dias, sob o título “Os poderosos podem matar duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira” (clique aqui para conferir). Também foi reportada a tentativa de golpe de Estado por parte de Jair Messias Bolsonaro e seus seguidores, inclusive, criando o “Memorial da Depredação do Patrimônio Público” em Brasília, com fotos das invasões ao Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro de 2023, por vândalos bolsonaristas (clique aqui para ver).
No ano passado ao completar 16 anos no ar de forma ininterrupta, foi inserido no blog o e-book Baú de um Repórter com causos vivenciados pelo editor do site, este escriba que vos fala, alguns com imagens. Clique aqui para dar uma olhada. A proposta de transformar em livro impresso está sendo amadurecida.
Então, nestes 17 anos o blogdobarbosa nunca deixou de fazer jornalismo sério comprometido com a verdade sem o “secos e molhados” que foge completamente a política editorial do site. Jornalista não tem que agradar a ninguém. Tem sim que relatar os fatos como eles são. E se tiver que emitir opinião que o faça sem que pra isso tenha que bajular alguém ou omitir coisas que possam desagradar a fulano ou a sicrano. Mas muita gente não entende isso. Acha que o jornalista tem que escrever ou falar aquilo que ele – o leitor – gostaria de ler ou ouvir.
E como costumo dizer, fazer jornalismo sério incomoda. E deve ser assim, se não for não é jornalismo é coluna social.
Ilustração reproduzida da Internet
Deixe uma resposta