E-book

Baú de um Repórter

O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.

Coletânea de Causos

Que causos são esses, Barbosa?

Incentivado por amigos resolvi escrever também causos particulares vivenciados ao longo dos anos. Alguns relatos são hilários, e dignos de levar ao programa Que História é Essa, Porchat. Seguem os causos em forma de coletânea.

Artigo

Bolsonaro agride mais uma vez os nordestinos insinuando que não sabem votar por serem ànalfabetos´

por Carlos Alberto Barbosa

Na tentativa de se defender das críticas que vem sofrendo por comentários jocosos contra nordestinos – tipo pessoal da cabeça grande, cabeçudo, arataca e pau de arara -, o presidente Bolsonaro (PL), que é candidato a reeleição e disputa o segundo turno com o ex-presidente Lula (PT), usou sua conta no twitter nesta quinta-feira (6).

Bolsonaro que perdeu para Lula no Nordeste no primeiro turno e tenta agora reverter a situação no segundo turno, na sua fala nas redes sociais tentou se desculpar com o povo nordestino pelas “brincadeiras” de mau gosto, apresentando uma justificativa pela expressiva votação de Lula no Nordeste que, como se diz no linguajar popular, a emenda foi pior do que o soneto.

Disse Bolsonaro nas redes sociais:

“Uma notícia importante, pessoal, tá aqui na CNN. Lula venceu em 9 dos 10 estados com maior taxa de analfabetismo. Sabe quais são esses estados? No nosso Nordeste. Não é só taxa de analfabetismo alta o mais grave nesses estados. Outros dados econômicos agora também são inferiores nessas regiões, porque esses estados do Nordeste estão há 20 anos sendo administrados pelo PT. Onde a esquerda entra, leva o analfabetismo, leva a falta de cultura, o desemprego, a falta de esperança, é assim que age a esquerda no mundo todo.”

Bolsonaro tenta imputar a sua derrota no Nordeste para Lula ao “analfabetismo” das pessoas. Com isso, ele agrediu mais uma vez os nordestinos, insinuando que não sabem votar por serem “analfabetos”.

Me parece que quem é ignorante que não sabe das coisas é Jair Messias Bolsonaro, que certa vez chamou o educador e filósofo brasileiro, Paulo Freire, de “energúmeno”. Desconhece Bolsonaro que Paulo Freire foi o mais célebre educador brasileiro com reconhecimento internacional. Paulo Freire criou método de alfabetização de adultos que considera as experiências de vida dos alunos, mas certamente Bolsonaro não sabe disso, até porque nunca estudou Paulo Freire.

Acho que Jair Bolsonaro chamou Paulo Freire de “energúmeno” pelo fato do educador ter criado no povo nordestino consciência política e que hoje surte efeitos.

Ah, Bolsonaro também desconhece que Celina Guimarães Viana (Natal, 15 de novembro de 1890 — Belo Horizonte, 11 de julho de 1972) foi uma professora brasileira e primeira eleitora de que se tem registro oficial e inequívoco, no Brasil, ao votar em 5 de abril de 1928 na cidade de Mossoró, no interior do Rio Grande do Norte.

Com toda certeza Bolsonaro também desconhece que Alzira Soriano (32 anos) tornou-se a primeira mulher eleita no País, ao vencer com 60% dos votos a disputa para prefeitura de Lages (RN), pelo Partido Republicano (1928). Seu mandato foi garantido pela Justiça até a Revolução de 1930, quando ela o perde por discordar das normas impostas pelo governo de Getúlio Vargas.

Bolsonaro desconhece ainda que o potiguar João Fernandes Campos Café Filho – mais conhecido como Café Filho – foi um advogado e político brasileiro, tendo sido o 18º presidente do Brasil entre 24 de agosto de 1954 e 8 de novembro de 1955, assumido o governo com o suicídio do presidente Getúlio Vargas. 

Demorarei dias para falar não só a história política do Rio Grande do Norte, mas de todo o Nordeste que sempre foi uma região de resistência aos maus feitos da nossa República, tais quais o próprio Bolsonaro que, como não aceita o seu fracasso como presidente na região insinua que os nordestinos não sabem votar por serem “analfabetos”.

Mas a resposta as agressões do presidente Bolsonaro ao povo nordestino virá dobrada nas urnas eletrônicas, que tanto ele desqualifica, no dia 30 de outubro, com toda a certeza.

Vivas ao Nordeste que tem um povo sábio, de fibra e resistente. Brava gente nordestina

O povo nordestino não é massa de manobra, Sr Jair Messias Bolsonaro. Nem com chapéu de vaqueiro o Sr engana o Nordeste!

Foto reproduzida da Internet

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *