E-book

Baú de um Repórter

O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.

Política

Brasil comanda a partir de hoje reunião de chanceleres do BRICS

Está no Brasil 247

 O encontro de chanceleres do Brics, que acontece nesta segunda (28) e terça-feira no Rio de Janeiro, marca um momento importante para o grupo ampliado, agora com 11 membros. O evento servirá para que as nações associadas se posicionem diante de temas geopolíticos sensíveis, como a guerra entre Rússia e Ucrânia e a ocupação de Israel na Faixa de Gaza. Anfitrião da reunião, o Brasil aposta em construir compromissos que reafirmem a defesa do multilateralismo e fortaleçam o papel do Sul Global no cenário internacional.

Com a recente ampliação do Brics — que agora reúne Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã —, a diplomacia brasileira vê a oportunidade de articular uma agenda voltada para a reforma da governança global, incluindo a defesa da ONU e da Organização Mundial do Comércio (OMC). 

Os chanceleres se reúnem no Palácio do Itamaraty, no Rio, onde devem negociar o texto da declaração final a ser assinada na cúpula de líderes, prevista para julho também na capital fluminense. Entre os temas prioritários estão mudanças climáticas, regulamentação da inteligência artificial, reforma do Conselho de Segurança da ONU e fortalecimento das instituições multilaterais. 

Segundo diplomatas brasileiros, a presença de novos membros com forte influência no Oriente Médio, como Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Egito, pode dar mais peso às propostas do Brics sobre a crise em Gaza. 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *