Editorial

CPI neles, Brasil!

Não havia necessidade de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para apurar os atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro em Brasília quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF), foram invadidos por terroristas bolsonaristas que organizaram uma quebradeira numa afronta a democracia. Mas já que o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), decidiu instalar, que seja instalada e os culpados punidos, sejam civis ou militares.

Digo que não havia necessidade porque tanto o STF como a Polícia Federal (PF), já vem apurando o caso. O objetivo da oposição que insistiu na instalação do colegiado é desviar o foco principal da questão e tentar tumultuar as investigações, além de provocar o atraso de votações de projetos no Congresso de interesse do governo e da nação. Contudo, o governo depois dos últimos acontecimentos já defende a instalação da CPMI. O governo acredita que há um cruzamento entre financiadores do 8 de janeiro e apoiadores de campanhas dos parlamentares da oposição, e aposta num efeito secundário da abertura da comissão: gente que poderia ainda estar fornecendo recursos para bolsonaristas – ou pretendia fazê-lo – ficaria coagido a não fazer.

Além de quebras de sigilo, a base governista vai tentar dar à CPMI, logo de início, acesso às investigações sobre os atos antidemocráticos que estão sob a relatoria do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.

É hora agora do governo colocar em campo a sua força tarefa pra não deixar pedra sobre pedra nesta CPMI e desmoralizar de vez a oposição, sobretudo, os bolsonaristas que tentam a todo custo dar mais um golpe na democracia.

CPI neles. Ou melhor, CPMI neles!

Foto: Folha PE

Em tempo: confira o meu comentário sobre o assunto no BBNews TV aqui no blog e no Canal YouTube clicando aqui

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *