O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.
Arquivos
Links Rápidos
Categorias
O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.
Incentivado por amigos resolvi escrever também causos particulares vivenciados ao longo dos anos. Alguns relatos são hilários, e dignos de levar ao programa Que História é Essa, Porchat. Seguem os causos em forma de coletânea.
Está no Brasil 247
A mais recente pesquisa do instituto Datafolha, divulgada pela Folha de S. Paulo, aponta que a maioria dos brasileiros se opõe à anistia para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado e outros crimes, Bolsonaro encontra resistência popular: 54% rejeitam a anistia, enquanto 39% defendem a medida.
O levantamento, realizado nos dias 8 e 9 de setembro com 2.005 eleitores em 113 municípios, revelou ainda que 2% se dizem indiferentes ao tema e 4% não souberam opinar. A margem de erro é de dois pontos percentuais. A pesquisa também mostrou que 61% dos entrevistados rejeitam qualquer tipo de perdão aos condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023, que depredaram as sedes dos Três Poderes em Brasília. Apenas 33% apoiam essa possibilidade.
Julgamento histórico e pressões políticas
A condenação de Bolsonaro é inédita na história do Brasil: ele se tornou o primeiro ex-presidente a ser sentenciado por tentar se manter no poder. Quatro dos cinco ministros da Primeira Turma do STF votaram pela condenação, e a execução da pena em regime fechado deve ocorrer caso todos os recursos sejam negados.
Reações internacionais e impacto político
A família Bolsonaro busca apoio externo e tem promovido a narrativa de perseguição política. O deputado Eduardo Bolsonaro chegou a pedir que o governo do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, interviesse no caso. Trump, por sua vez, elevou tarifas sobre importações brasileiras em 50% e aplicou sanções contra Alexandre de Moraes e outros ministros da Corte.
A oposição ao perdão é mais acentuada no Nordeste, onde 63% dos entrevistados se mostraram contrários à anistia, contra 31% favoráveis. Entre os mais ricos, no entanto, há um equilíbrio: 50% apoiam a medida, e 46% rejeitam. O apoio também cresce entre moradores do Sul (46% a favor, 44% contra), Norte/Centro-Oeste (48% a 45%) e entre evangélicos (52% a 40%).
Nos casos relativos aos ataques de 8 de janeiro, a rejeição à anistia voltou ao mesmo patamar de 2023, após uma leve queda registrada nas pesquisas de abril e julho deste ano.
O Datafolha também apurou a opinião pública sobre a prisão do ex-presidente. Metade dos entrevistados (50%) defende a medida, enquanto 43% são contrários.
Foto reproduzida da Internet
Deixe uma resposta