O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.
Arquivos
Links Rápidos
Categorias
O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.
Está no Blog da Camila Bonfim
A pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (2), que revela a desaprovação de 53% dos eleitores em relação ao governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), é um retrato da insatisfação dos brasileiros – mas, também, da percepção de que o governo não tem reagido aos problemas.
Na prática, os números mostram que a maior parte da população não acredita nos rumos do país. E vê um governo com incapacidade de “agenda”, ou seja, de priorizar a resolução dos entraves que atingem diretamente a qualidade de vida das pessoas.
Essa percepção é muito mais negativa que os próprios números brutos. É um retrato da falta de credibilidade e de confiança.
“É uma profecia autorrealizável”, resumiu, de forma certeira, o cientista político Carlos Melo.
“Profecia autorrealizável” é o nome dado a uma crença que transforma o comportamento em realidade.
➡️ Ou seja: a população fica insatisfeita com os problemas que não são resolvidos, e isso acaba afetando o dia a dia das pessoas (o consumo, as expectativas), o que piora os indicadores sociais e amplia a insatisfação da população, em um círculo vicioso.
“Me parece um governo estacionado nesses patamares negativos. Solidificou? Não, porque estamos no campo da política. Mas a incapacidade de reação do governo é que me parece mais solidificada, um governo navegado pelo mar”, concluiu Carlos Melo
Também preocupa o fato de o governo estar perdendo avaliação positiva em parcelas da população numerosas e que fizeram a diferença para Lula ganhar a apertada eleição de 2022 contra Jair Bolsonaro.
É o caso das mulheres. Entre elas, foi a primeira vez que a desaprovação chegou a 53% e superou a aprovação, que ficou em 43%.
As mudanças na comunicação de Lula, nas entrevistas, no aumento da exposição não mudaram a sensação do brasileiro de que há uma incapacidade de reação.
*Camila Bonfim é apresentadora do Conexão Globonews
Deixe uma resposta