O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.
Arquivos
Links Rápidos
Categorias
E-book
O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.
Coletânea de Causos
Incentivado por amigos resolvi escrever também causos particulares vivenciados ao longo dos anos. Alguns relatos são hilários, e dignos de levar ao programa Que História é Essa, Porchat. Seguem os causos em forma de coletânea.
Só faltava essa, importar médicos!
O prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT) quer importar médicos para atuar na saúde do município. Me parece estranho isso. Fui tomado de surpresa ao ler a coluna Panorama Político de Ilmar Franco, no Globo, onde o bem informado jornalista anuncia que o governo Dilma estuda promover uma “chamada internacional” de médicos para trabalhar no Brasil. A proposta é da Frente Nacional de Prefeitos e da Associação Brasileira de Municípios. O Ministério da Saúde recebeu a tarefa de viabilizar juridicamente a ideia. Os prefeitos reclamam que não conseguem profissionais para atender na periferia das grandes cidades. Entre os prefeitos está o de Natal.
Até entendo a preocupação dos prefeitos, sobretudo, os do interior. Mas Carlos Eduardo Alves administra uma capital. Ao que consta nunca faltou médico em Natal, O problema está nos baixos salários e muitas vezes na má gestão do setor público. E aí pergunto: será que os estrangeiros vão vir trabalhar na capital potiguar ganhando uma merreca? Certamente que não! Interessante é que os prefeitos Roberto Claudio (Fortaleza), Geraldo Julio (Recife) e Luciano Cartaxo (João Pessoa) também defenderam este caminho para a presidente Dilma.
Ilmar Franco informa que a ideia é importar médicos de Portugal e Espanha, onde há muito desemprego no setor. Hoje na Espanha, a cada cinco médicos aposentados na rede pública apenas um novo é contratado. Antes da crise, cinco eram chamados. Enquanto isso, no Brasil, cada médico que se forma tem como primeiro emprego 1,5 vagas só na rede pública. Por isso, mesmo oferecendo incentivos salariais, prefeitos e governadores não conseguem profissionais para atender nas periferias e nas cidades do interior.
A importação de médicos estrangeiros só vai fazer com que o desemprego aumente no Brasil. Admira prefeitos que tomaram posse agora, caso de Carlos Eduardo Alves, defender esse tipo de medida. Esquece o nosso alcaide que isso só vai gerar insatisfação na categoria, que mesmo com os baixos salários, garante pelo menos o emprego. Portanto, ao invés de defender a importação de médicos, Senhor prefeito, deveria sim era incentivar a contratação de profissionais de saúde com salários dignos e condições de trabalho, e aí sim, gerando emprego para o médico natalense.
Outra: pelo o que entendi na informação de Ilmar Franco, o problema maior está nas cidades do interior. Neste caso, as capitais cujos prefeitos estão defendendo esta proposta de importar médicos cujos países estão em crise só vai contribuir para o desemprego em nosso país, conforme já afirmei. Considero esdrúxula essa proposta, sem o menor fundamento. Cabe uma posição do Sindicato dos Médicos e até mesmo dos conselhos regionais de medicina sobre o assunto. A conferir!
Deixe uma resposta