Arquivos
Links Rápidos
Categorias
Um triste retrato: uma cracolândia bem abaixo do nariz dos poderosos de plantão!
A foto foi publicada no Blog da Abelhinha, da jornalista Eliana Lima e choca a primeira vista. Trata-se de uma cracolândia localizada no Centro Histórico de Natal, capital do Rio Grande do Norte, próximo ao que se chama de “Corredor Cultural” da cidade dos Reis Magos, onde estão localizados o Solar Bela Vista, a Capitania das Artes e a casa do escritor e folclorista Luiz da Câmara Cascudo, já falecido. Hoje sua casa é um museu onde se encontra todo o seu acervo.
Pois muito bem: O Centro Histórico de Natal conta agora com uma cracolândia, coisa que nós natalenses pensávamos se tratar apenas de grandes metropoles como São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. Não, senhor leitor. Nós também temos a nossa cracolândia, infelizmente, e assim como em outras cidades, fica no seio da capital potiguar.
As cracolândias se espalham Brasil afora fruto da “nova cultura” das drogas onde não se tem distinção entre crianças, adultos, homens e mulheres. Tudo ali é “democrático”. O crack serve a todos e consome da mesma forma a todos. Mas o crack não é mais uma droga apenas de moradores de rua. As classes média e alta também já consomem.
É preciso que as “autoridades competentes” em nossa cidade e estado combatam isso o quanto antes. No caso da pequena cracolândia que se forma na rua de pedra ao lado do Solar Bela Vista, conforme a própria foto atesta – única rua em Natal ainda preservada desde os tempos do Brasil colônia – urge uma fiscalização intensa antes que essa cracolândia tome maiores dimensões. O problema é social e acima de tudo de saúde. Pessoas estão se consumindo e sendo levadas à morte. Não bastasse o sofrimento de não terem uma casa para morar, o crack está acabando com a vida delas. Um retrato cruel das ruas das cidades brasileiras.
O jornalista tem um papel fundamental na sociedade. Mostrar os fatos. E é isso que a colega Eliana Lima fez ao publicar esta foto em seu blog que agora reproduzo. Só assim a gente espera despertar nas autoridades a sensibilidade para um problema, repito, que é social e ao mesmo tempo de saúde antes que seja tarde demais.
Que os homens de toga e a classe política também seja sensibilizada, pois que está nascendo uma cracolândia bem perto dos três poderes: Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa e Prefeitura do Natal. E por que não dizer também do governo do estado, pois que bem ali perto fica o Palácio Potengi, antiga sede do governo transformada em Palácio da Cultura. Ou seja, uma cracolândia bem abaixo do nariz dos poderosos de plantão. A conferir!
Deixe uma resposta