E-book

Baú de um Repórter

O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.

Política

Eleição no Reino Unido acontece nesta quinta; centro-esquerda é favorita para conquistar maioria e indicar primeiro-ministro

Está no g1

Reino Unido realiza sua primeira eleição nacional em quase cinco anos nesta quinta-feira (4), com pesquisas de opinião sugerindo que o Partido Conservador do primeiro-ministro Rishi Sunak será punido por não cumprir as promessas feitas durante 14 anos no poder.

Os conservadores de centro-direita assumiram o poder durante a crise financeira global e venceram mais três eleições desde então. Mas esses anos foram marcados por uma economia lenta, serviços públicos em declínio e uma série de escândalos, tornando os “tories”, como são comumente conhecidos, alvos fáceis para críticos da esquerda e da direita.

O Partido Trabalhista (centro-esquerda), está muito à frente na maioria das pesquisas de opinião após focar sua campanha em uma única palavra: mudança.

Uma projeção da pesquisa YouGov publicada na quarta (3) estima que os trabalhistas estão a caminho de obter uma vitória histórica no Parlamento britânico: 431 assentos dos 650 totais. Por outro lado, os conservadores de Sunak devem ganhar cerca de 102 assentos, o que daria uma maioria de 212 assentos aos trabalhistas.

Mas os tories enfrentam outros desafios também. O novo Partido Reformista está desviando votos da ala direita dos conservadores após criticar a liderança conservadora por não conseguir controlar a imigração.

Como funciona a eleição?

O Reino Unido está dividido em 650 distritos eleitorais e há 650 membros na Câmara dos Comuns –o Parlamento britânico. Os eleitores de cada um destes distritos vão eleger um deputado para representar os moradores locais. A maioria dos candidatos representa um partido político, mas alguns são independentes. Não há primárias ou segundo turno, apenas uma única rodada de votação em 4 de julho.

A Grã-Bretanha usa um sistema de votação “first past the post”, o que significa que o candidato que terminar no topo em cada distrito será eleito, mesmo que não obtenha 50% dos votos. Isso geralmente cimentou o domínio dos dois maiores partidos, conservadores e trabalhistas, porque é difícil para partidos menores ganharem assentos a menos que tenham apoio concentrado em áreas específicas.

Como é escolhido o primeiro-ministro?

O partido que comandar a maioria na Câmara dos Comuns, sozinho ou com o apoio de outro partido, formará o próximo governo e seu líder será o primeiro-ministro. O líder do partido com o segundo maior número de parlamentares se torna o líder da oposição.

O rei Charles III tem um envolvimento formal nesse processo: ele pede ao líder do partido com mais parlamentares para assumir o posto de Chefe do Executivo e formar um governo.

Isso significa que os resultados determinarão a direção política do governo, que tem sido liderado pelos Conservadores de centro-direita nos últimos 14 anos. O Partido Trabalhista, de centro-esquerda, é amplamente visto como estando na posição mais forte.

Foto: Agência Brasil

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com