E-book

Baú de um Repórter

O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.

Política

Eleições no Reino Unido: boca de urna dá vitória esmagadora a trabalhistas, que podem voltar ao poder após 14 anos

Está no g1

Os primeiros resultados de pesquisas de boca de urna no Reino Unido, divulgadas na noite desta quinta-feira (4) apontam para uma vitória esmagadora do Partido Trabalhista (centro-esquerda) sobre os conservadores nas eleições para o Parlamento britânico. Com isso, os trabalhistas devem voltar ao poder no Reino Unido após 14 anos.

Segundo a pesquisa, os trabalhistas obtiveram 410 assentos no Parlamento britânico, contra 131 dos conservadores do atual primeiro-ministro, Rishi Sunak. Para ganhar a maioria, um partido ou coalizão precisa de 326 cadeiras — o Parlamento tem um total de 650 assentos. A imprensa britânica está tratando o resultado comouma “vitória de lavada” trabalhista.

Os números do último Parlamento, dissolvido em maio, expõem o tamanho da mudança: o Partido Conservador era maioria, com 344 cadeiras, e perderam mais de 200 assentos. Já os trabalhistas tinham 205 cadeiras, ou seja, dobraram o número de deputados do partido.

Com o resultado, Keir Starmer, líder do Partido Trabalhista, deve se tornar o novo primeiro-ministro do Reino Unido — veja quem ele é. A campanha dos trabalhistas focou em uma única palavra: mudança.

Starmer agradeceu aos eleitores após o fechamento das urnas. “A todos que fizeram campanha para o Partido Trabalhista nesta eleição, a todos que votaram em nós e confiaram no nosso Partido Trabalhista reformado – obrigado”, disse Starmer em publicação no X (antigo Twitter).

A se confirmar os 131 assentos dos conservadores, esse será seu pior resultado em termos de cadeiras no Parlamento desde que começaram a se chamar Partido Conservador, na década de 1830, sob Robert Peel. O pior resultado conservador até então era de 156 assentos, em 1906.

“Se esta pesquisa de boca de urna estiver correta, então esta é uma derrota histórica para o Partido Conservador, uma das forças mais resilientes que já vimos na história política britânica”, disse Keiran Pedley, diretor de pesquisa da Ipsos, que realizou a pesquisa de boca de urna, à Reuters. “Parecia que os Conservadores iam permanecer no poder por 10 anos e tudo desmoronou”, completou.

As urnas fecharam às 18h (horário de Brasília). As pesquisas de boca de urna dão apenas um indicativo da apuração dos votos, ainda em andamento, mas o cenário já era esperado após pesquisas de intenção de voto indicarem vitória trabalhista com folga. Resultados oficiais devem ser divulgados durante a madrugada.

Mesmo antes da votação, os conservadores já atuavam na contenção de danos para tentar reduzir o número de cadeiras conquistadas pelos trabalhistas.

Veja abaixo os números de cadeiras conquistados por cada partido, segundo a pesquisa da Ipsos/BBC News/ITV News/Sky News:

  • Partido Trabalhista (centro-esquerda): aumenta de 205 para 410 assentos (205 a mais)
  • Partido Conservador (centro-direita): cai de 344 assentos para 131 (213 a menos)
  • Partido Liberal Democrata: aumenta de 15 para 61 (46 a mais)
  • Partido Reformista (extrema direita): aumenta de 1 para 13 (12 a mais)
  • Partido Nacional Escocês: cai de 43 para 10 (33 a menos)
  • Partido do País de Gales: sobe de 3 para 4 (1 a mais)
  • Partido Verde: sobe de 1 para 2 (1 a mais)
  • Outros: 19 (sem alteração)

Foto: Reprodução/Instagran

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com