O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.
Arquivos
Links Rápidos
Categorias
E-book
O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.
Coletânea de Causos
Incentivado por amigos resolvi escrever também causos particulares vivenciados ao longo dos anos. Alguns relatos são hilários, e dignos de levar ao programa Que História é Essa, Porchat. Seguem os causos em forma de coletânea.

Com capacidade para distribuir mais de 3,2 milhões de litros de água por hora e assegurar abastecimento para cerca de meio milhão de potiguares, a governadora Fátima Bezerra e o ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa assinaram nesta quinta-feira (6), no Centro Administrativo do Estado, a ordem de serviço para a construção da Adutora do Agreste Potiguar.
A obra, orçada em R$ 448,5 milhões e inserida no Novo PAC, representa um marco histórico para o desenvolvimento hídrico do Rio Grande do Norte. O empreendimento será executado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e tem como objetivo reforçar e ampliar o abastecimento de água em 38 cidades do Litoral Leste e Agreste potiguar, impactando diretamente 13 municípios e beneficiando, 25 de forma ampliada.
Emocionada, a governadora Fátima Bezerra vê a adutora como a concretização de um sonho histórico: “A realização dessa obra representa a concretização de um sonho de décadas. Hoje é um dia para celebrar o início do Sistema Adutor do Agreste, que vai beneficiar diretamente mais de 13 municípios, tendo à frente a cidade de Nova Cruz. Expresso meu profundo agradecimento ao presidente Lula e ao ministro Rui Costa pela sensibilidade e pelo compromisso com o povo potiguar. Lutei muito para que essa obra fosse incluída no novo PAC, e ver esse projeto se tornar realidade é motivo de grande alegria. A primeira etapa já começa agora, marcando um avanço histórico para o abastecimento de água e o desenvolvimento da região.”
Segurança hídrica
O ministro Rui Costa ressaltou o avanço da parceria entre Governo Federal e Governo do RN rumo à maioridade hídrica do RN. “Esta obra, parte do programa Água para Todos, é resultado da parceria entre o Governo Federal e o Governo do Rio Grande do Norte, sob a liderança da governadora Fátima Bezerra, com o propósito de levar água a quem mais precisa — ao povo do Nordeste, ampliando a capilaridade do sistema de transposição do São Francisco, com a construção de barragens, adutoras e canais que garantem o abastecimento das cidades e comunidades rurais”.
O diretor-presidente da Codevasf, Lucas Oliveira, destacou que adutora integra um conjunto de ações estruturantes que o Governo Federal, por meio da Codevasf, vem executando no estado; “Entre elas está também a Adutora do Seridó, cuja entrega está prevista para março do próximo ano. Somadas, essas iniciativas ultrapassam 300 quilômetros de redes adutoras e consolidam uma nova etapa no desenvolvimento hídrico do Rio Grande do Norte. É mais um avanço importante nessa caminhada rumo à ‘maioridade hídrica’ do estado como bem nomeou o secretário de Recursos Hídricos, Paulo Varella”, ressaltou.
O vice-governador Walter Alves relembrou o papel histórico do Governo Garibaldi Filho na construção das adutoras potiguares: “Esse novo investimento soma-se a um conjunto de grandes ações que vêm sendo realizadas ao longo dos anos, desde o programa de adutoras iniciado ainda no governo de Garibaldi Filho, até as recentes entregas da Barragem de Oiticica e das obras de transposição do Rio São Francisco com o trabalho firme da governadora Fátima Bezerra”.
Adutora do Agreste Potiguar
O projeto atenderá uma população atual estimada em 473,9 mil habitantes, podendo alcançar 510 mil pessoas até 2055. As duas primeiras etapas, que somam 168 quilômetros de extensão, serão iniciadas a partir da assinatura da ordem de serviço.
A Etapa 1, com 80 quilômetros, contemplará os municípios de Montanhas, Pedro Velho, Canguaretama, Nova Cruz, Santo Antônio e Serrinha. Já a Etapa 2, com 88 quilômetros, atenderá São José do Campestre, Lagoa D’Anta, Passa e Fica, Monte das Gameleiras, Serra de São Bento, Boa Saúde e Tangará. A Etapa 3, que ligará Tangará a Santa Cruz, encontra-se em fase de licitação.
O novo sistema adutor reduzirá a pressão sobre a Lagoa do Bonfim, importante manancial da região, promovendo o uso sustentável dos recursos hídricos. A captação será feita no Rio Guajú, com início das obras previsto para janeiro de 2026 e prazo de execução de cinco anos.
A execução da obra ficará a cargo do Consórcio Agreste Potiguar, formado pelas empresas OCC Construções, COESA Construção e KL Serviços de Engenharia. Na próxima semana, o consórcio iniciará a identificação da área onde será instalado o canteiro de obras.
Marco histórico
“A Adutora do Agreste é um marco histórico. Com sua construção, Nova Cruz e toda a região vão viver uma nova realidade, com mais qualidade de vida e condições para atrair investimentos e gerar empregos. Água é sinônimo de vida, mas também de progresso. Por isso, este é um dia de celebração e gratidão à governadora Fátima Bezerra e a todos que se empenharam para tornar este sonho possível”, celebrou o prefeito de Nova Cruz, Joquinha Nogueira.
A assinatura da ordem de serviço para a Adutora do Agreste Potiguar integra o conjunto de investimentos estruturantes em infraestrutura hídrica conduzidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH). Entre 2019 e 2025, o Governo do RN executou, iniciou e projetou obras que somam 1.289,6 quilômetros de extensão, voltadas à ampliação do acesso à água e à sustentabilidade do sistema adutor potiguar.
Participaram da solenidade o secretário de Estado dos Recursos Hídricos, Paulo Varella; o secretário de Assuntos Federativos, Luciano Santos; o diretor-presidente da Codevasf, Lucas Oliveira; do secretário de Estado da Infraestrutura, Gustavo Coelho; do secretário de Desenvolvimento Econômico, Alan Silveira; da secretária de Planejamento e das Finanças, Virginia Ferreira. Também participaram o procurador-geral do Estado, Antenor Roberto; os deputados federais Fernando Mineiro e Natália Bonavides; além dos deputados estaduais Francisco do PT, Ubaldo Fernandes, Isolda Dantas, Divaneide Basílio e Doutor Bernardo e os prefeitos Leandro Varela (Canguaretama) e Nira Galvão (Goianinha).
Foto: Sandro Menezes/Ascom Gov RN
Deixe uma resposta