Arquivos
Links Rápidos
Categorias
O blog entrevistou o vice-governador do Rio Grande do Norte, Fábio Dantas. Nesta entrevista, Dantas abordou as dificuldades enfrentadas pela atual gestão em face da grave crise econômica em que o pais se encontra e por tabela os estados, em particular o RN. Segundo ele, o déficit hoje do estado chega a R$ 1 bilhão com projeção para 2016 do mesmo montante. O vice-governador disse ainda que “aumentar impostos nunca é a solução, porém o déficit no ano de 2015 visualizado na transição infelizmente terminou por se confirmar, fato este que impõe medidas de recomposição pra 2016 que também apresenta um déficit inicial bastante significativo.
blogdobarbosa – O Sr., como vice-governador, como está vendo a grave crise econômica que o estado enfrenta?
Fábio Dantas – Com muita preocupação. O estado vive um ano atípico agravado pela crise nacional que ameaça de forma estrutural nossa gestão, sendo um desafio a mais neste início de governo, aliada a seca prolongada e sem perspectiva de resolutividade em curto prazo, também a situação financeira que foi encontrada o nosso combalido RN.
blogdobarbosa – O aumento de impostos, apesar de ser uma medida antipática aos olhos da sociedade, no entendimento do Sr. é a saída para tirar o estado da crise ou ao menos amenizar a situação?
Fábio Dantas – Aumentar impostos nunca é a solução, porém o déficit no ano de 2015 visualizado na transição infelizmente terminou por se confirmar, fato este que impõe medidas de recomposição pra 2016 que também apresenta um déficit inicial bastante significativo. O governo tomou medidas neste inicio de gestão que reduziram o custeio, porém se mostraram insuficientes à resolutividade do problema. Enxergamos o estado como mecanismo indutor das politicas econômicas e não podemos permitir que nossas ações ou omissões pudessem comprometer toda essa cadeia, porquanto que o atraso dos pagamentos de servidores e fornecedores poderia provocar resultados catastróficos para nossa economia num contexto muito mais amplo. Nesse sentido, infelizmente, a medida se mostra fundamental para reduzir esse déficit e mais o RN foi o que promoveu o pacote fiscal menos impactante. Defendo medidas de proteção aos setores econômicos do nosso estado, tais como, tributar mais os produtos advindos dos estados vizinhos que procuram abarcar fatia de nosso consumo.
blogdobarbosa – O governo, apesar da crítica situação financeira, continua honrando o compromisso de pagar os salários dos servidores em dia. Essa possibilidade pode chegar a um momento crítico como, por exemplo, do que ocorre no Rio Grande do Sul, onde os salários estão sendo pagos parceladamente?
Fábio Dantas – Se tomarmos as decisões certas, como estamos tomando, podemos sufocar essa possibilidade. Ainda precisamos superar outras adversidades como o déficit previdenciário que se mostra mais preocupante ainda para os próximos anos, pois nossos aposentados/inativos tendem a superar o número de ativos.
blogdobarbosa – A aprovação de uma nova CPMF conta com a simpatia dos governadores, desde que a União destine uma fatia do bolo aos governos estaduais. O governo do Rio Grande do Norte já conversou sobre isso com a bancada federal?
Fábio Dantas – Não discuti isso com o governador, mas esse problema da CPMF e sua retirada, anos atrás, se mostrou em termos práticos, prejudicial a economia especialmente a Saúde Pública que perdeu bilhões de reais.
blogdobarbosa – A grave situação política-econômica e social pela qual passa o Brasil hoje, com momentos de instabilidade podendo até levar a uma crise institucional, reflete, claro, nos estados. O Sr. faz parte de um partido da base aliada do governo Dilma e o próprio governador Robinson Faria. O Sr. acredita que um eventual impeachment da presidenta Dilma pode agravar ainda mais a situação com reflexo direto nos estados?
Fábio Dantas – Toda ruptura brusca provoca instabilidade no mercado, não vejo como o impeachment seja a solução da instabilidade econômica, pois nossa crise é institucional e política, tornando o cidadão descrente da nossa classe política. Porém, existe a necessidade imperativa e imediata de retomar o rumo da economia sob pena de inviabilizar a governabilidade.
blogdobarbosa – Mesmo diante da crise econômica que o estado enfrenta, o Sr. acredita que o governo está conseguindo dar as respostas em setores considerados vitais como segurança e saúde pública?
Fábio Dantas – Pelo total empenho e compromisso da gestão Robinson Faria, dos secretários e da equipe de governo, que com todas as adversidades têm trabalhado incansavelmente para superar e dar a sensação ao norte-riograndense que existe enfrentamento dessas e de outras problemáticas, acredito que sim.
blogdobarbosa – Qual o real déficit hoje das contas do governo?
Fábio Dantas – Em 2015 algo em torno de R$ 1 bilhão se projetando na mesma relação pra 2016.
blogdobarbosa – O que o Sr. diria para o povo do Rio Grande do Norte sobre as dificuldades que estão sendo enfrentadas pelo governo para sanar os problemas crônicos que já vêm se alongando ao longos dos anos?
Fábio Dantas – Este ano atípico provoca enormes dificuldades básicas, na relação governo e planejamento de gestão, porquanto que uma enorme fatia da gestão se dedica a gerir a crise, mas a partir de uma dinâmica criada pela Secretaria de Planejamento se iniciou um processo de construção das bases de governo de continuidade e de longo prazo, cultuando a figura de pensar o RN do futuro, e neste sentido se procura, se discute e se debate os grandes temas e os maiores problemas que colocam entraves na relação de desenvolvimento do nosso estado. Acredito que o crescimento econômico deve ser perseguido diariamente, pois somente ele pode ajudar a superar nossas dificuldades que foram elevadas nas últimas décadas.
[…] pra 2016 que também apresenta um déficit inicial bastante significativo”. Clique aqui para ler toda a […]