E-book

Baú de um Repórter

O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.

Política

Hugo Motta resiste à pressão bolsonarista e proíbe reuniões em comissões da Câmara

Está no Brasil 247

Em decisão publicada no Diário Oficial da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (22), o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), determinou a suspensão de todas as reuniões das comissões parlamentares durante o recesso legislativo de julho. De acordo com a coluna da jornalista Isabel Mega, da CNN Brasil, o despacho determina que as atividades só devem ser retomadas em agosto. 

No entanto, o Partido Liberal (PL) convocou sessões para o mesmo dia, às 10h, nas comissões de Relações Exteriores e de Segurança Pública, ambas presididas por integrantes da sigla. Motta já havia sinalizado anteriormente para o período do recesso legislativo. 

O objetivo das reuniões, segundo o partido, é aprovar moções de apoio a Jair Bolsonaro (PL), que cumpre medidas cautelares impostas pela Justiça desde a última sexta-feira (18). As restrições incluem o uso de tornozeleira eletrônica, recolhimento domiciliar noturno, proibição de contato com embaixadores, diplomatas e demais investigados no mesmo processo, além da vedação ao uso de redes sociais.

A convocação fere frontalmente a nota divulgada anteriormente pela presidência da Câmara. “O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, informa que o recesso parlamentar de julho está confirmado, conforme previamente estabelecido. Durante esse período, não serão realizadas votações em plenário nem reuniões das comissões permanentes da Casa”, destaca o comunicado.

Mesmo diante da manifestação oficial da presidência da Câmara, o líder do PL na Casa, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), minimizou a controvérsia e defendeu a legalidade da convocação. “Para nós é muito importante votar as moções de louvor ao Jair Bolsonaro. Os presidentes [das comissões] são autônomos, eleitos e as comissões estão convocadas”, afirmou o parlamentar na ocasião. 

Foto reproduzida da Internet

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *