E-book

Baú de um Repórter

O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.

Coletânea de Causos

Que causos são esses, Barbosa?

Incentivado por amigos resolvi escrever também causos particulares vivenciados ao longo dos anos. Alguns relatos são hilários, e dignos de levar ao programa Que História é Essa, Porchat. Seguem os causos em forma de coletânea.

Política

Mais de 70% dos brasileiros são contra a PEC da Blindagem que visa resguardar parlamentares de processos e investigações

Está no Brasil 247

A PEC da Blindagem, que restringe a atuação da Justiça e da polícia em investigações contra parlamentares, tem gerado ampla controvérsia no Brasil. Pesquisa realizada pela Latam Pulse Brasil, em parceria com a AtlasIntel e a Bloomberg, divulgada nesta quinta-feira (28) revela que mais de 70% da população se posiciona contra as medidas que visam blindar os membros do Congresso Nacional de processos e investigações. O levantamento foi realizado entre os dias 20 e 25 de agosto de 2025 e entrevistou mais de 6 mil brasileiros.

A proposta, que já está sendo discutida no Congresso Nacional, tem como objetivo alterar as condições para investigações policiais contra os parlamentares, gerando preocupação em grande parte da população, que vê a medida como uma forma de enfraquecer o combate à corrupção e a transparência no poder Legislativo. Com o apoio do Centrão e de aliados de Jair Bolsonaro (PL), a PEC da Blindagem tem chances de avançar, apesar da forte rejeição pública.

PEC do fim do foro privilegiado

Embora o debate sobre a PEC da Blindagem tenha dominado as discussões políticas, outro tema importante, a PEC do fim do foro privilegiado, segue em segundo plano. Essa proposta, que visa limitar as prerrogativas dos parlamentares, tem como principal objetivo retirar o foro especial para parlamentares em casos de processos judiciais e permitir que tais processos sejam julgados pelas instâncias inferiores da Justiça. Porém, a PEC do fim do foro privilegiado não tem se mostrado viável no Congresso.

Foto reproduzida da Internet

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *