Arquivos
Links Rápidos
Categorias
Um dos artigos mais sensato e realista que já li nos últimos dias é do
empresário Ricardo Semler, ex-CEO da Semco e hoje seu maior acionista, autor do best-seller “Virando a Própria Mesa”. Semler escreveu sobre Lula, Bolsonaro, terceira via e Putin na Folha.
Há de se dizer que não foi um artigo escrito por um político de esquerda ou algum militante esquerdista, mas um representante da elite brasileira que enxerga com outros olhos o momento político que o Brasil enfrenta.
De acordo com Semler, é hora de união em torno do ex-presidente Lula “para evitar o pior”. “Pergunto: é impossível imaginar Bolsonaro arrumando conflitos nas fronteiras com Argentina ou Venezuela? Ou se imaginando um autocrata eleito para ser beligerante? Está longe dos sonhos dele ser o ‘Putin das bananas’?”, escreveu.
“Nem fico surpreso ao ver o Brasil citado como aliado passivo do líder russo – combina. O que espanta é ver colegas da elite não se mobilizando para terminar com o reinado em vigor, sentenciou o empresário.
E prossegue em sua análise:
“Há alguns anos estava óbvio que a elite seria omissa, o que levaria a um Brasil humilhado, mais pobre e de baixo QI. A ideia de que Paulo Guedes, de pouca competência e alta vaidade, seria o porto seguro dos empresários já era risível. Agora, a obstinada procura míope pela terceira via continua criando um risco substancial à nação. (…)”
Para Ricardo Semler, se Bolsonaro se reeleger “o Brasil vai para a categoria de “rogue country” —pária institucional, como já tem ocorrido na prática. Irá se juntar à Hungria, à Venezuela e às Filipinas como um “paiseco” que aguarda o fim da ditadura democratizada. (…)
O maior acionista da Semco ´é taxativo: “nem Lula nem Dilma ruossef tem ilhas secretas ou dinheiro em contas suíças -Putin, num país de economia menor, roubou algo como US$ 100 bilhões, e os nossos ACMs, Malufs, Quércias, Sarneys – todos terceiras vias apoiados pela elite econômica – foram acusados de desvios bilionários”.
E completa:
“É hora de empresários importantes e as centenas de jovens milionários se associarem para evitar o pior. Chega de centrão, ou acreditar que a direita de baixo intelecto é uma solução para o país. É hora de negociar com Lula um Armínio Freaga, um Pedsro Malan ou um Pércio Arida. Hora de financiar um caminho saudável, manifestar-se contra a barbárie burra em que nos metemos por falta de visão.
Foto reproduzida da Internet
Deixe uma resposta