Arquivos
Links Rápidos
Categorias
Na campanha eleitoral para prefeito de Natal fiz uma entrevista com o então candidato, hoje prefeito, Carlos Eduardo Alves, em que uma das questões abordadas era exatamente a necessidade de se dotar Natal de um plano de arborização tendo em vista principalmente as altas temperaturas que a cidade enfrenta. Me disse o então candidato:
– Concordo completamente com sua tese. A arborização deve ser pensada como uma das metas na área do meio ambiente. Na nossa gestão – Carlos Eduardo falava de sua gestão anterior – iniciamos um inventário das áreas verdes de Natal com um levantamento completo da flora existente na cidade e plantamos ou distribuímos mais de 30 mil mudas de árvores. Podemos e devemos ampliar essa meta e buscar parcerias. Soube que a universidade federal tem um projeto nesse sentido e vamos formalizar uma parceria com eles e também com a iniciativa privada para dar um incremento maior à distribuição de mudas para as pessoas plantarem no quintal de suas casas, ao mesmo tempo em que podemos aproveitar as áreas públicas do município para plantar novas árvores.
Passados nove meses de sua nova gestão não é exatamente isso o que se observa. Ao contrário, estão até derrubando árvores. Veja o que disse Haroldo Mota, militante da ONG Baobá, que lida com questões que envolvem o meio ambiente, no blog da ONG.
Caros amigos,
Oiti a árvore
Vocês sabem porque a árvore foi arrancada? A árvore fica bem na frente da garagem! Essa foi a resposta que ouvi das pessoas que trabalham na obra do edifício em fase de acabamento, com 24 andares, situado na Rua Jundiai, já chegando a Av. Hermes da Fonseca, quem vem da Fundação José Augusto.
Projeto de Construção
A frente do terreno, do edifício é de aproximadamente 24 metros e a árvore estava localizada no final do passeio público, com mais ou menos 4 metros, ou seja, com um amplo espaço de 20 metros para inverter o lado no qual ficou projetado a garagem.
Relatório de Impacto Ambiental
No estudo do relatório dos impactos ambientais constava (ou pelo menos deveria constar) essa árvore na frente do imóvel, e não sabemos qual foi o motivo que os arquitetos e engenheiros ignoraram o oiti, nativo da mata atlântica.
Autorização do Corte
Segundo um dos funcionários da construtora Moura Dubeux, existe uma autorização para o procedimento da retirada da árvore por parte da prefeitura de Natal.
Indignação
Mais uma vez… é surpreendente as atitudes do ser humano, principalmente da administração pública. As árvores são nossas fortes aliadas frente as mudanças climáticas e são responsáveis pela boa parte do oxigênio produzido no planeta, do qual necessitamos para viver, entre outros vários benefícios.
Haroldo Mota
ONG Baobá
Pois muito bem: nesta terça-feira (10), por proposição do vereador Sandro pimentel, a Câmara Municipal de Natal vai debater em Audiência Pública o Plano de Arborização de Natal, e no próximo dia 17, A Comissão de Direito Ambiental da OAB/RN promoverá uma palestra sobre Mobilidade Sustentável dentro das comemorações do Dia Mundial sem Carro. Nada mais oportuno nestes dois eventos para se discutir a qualidade de vida em Natal.
Aliás, na entrevista que fiz ao então candidato a prefeito, Carlos Eduardo Alves, na minha abordagem sobre o meio ambiente lhe disse que a pouca arborização da cidade de Natal é outro problema a ser enfrentado afora a educação, a saúde e o trânsito caótico. A cada ano que passa se constrói mais espigões na cidade. Hoje existem 1.400 prédios em Natal. Estão previstos mais 400 projetos. Com isso a cidade fica cada dia mais quente. Uma das soluções seria um efetivo programa de plantações de mudas para que no futuro Natal ficasse bem arborizada como é hoje João Pessoa. Isso teria um custo mínimo aos cofres públicos, podendo até se adotar uma campanha, tipo “adote uma árvore”, até pelas construtoras. Natal tem uma prefeita de um partido que se diz defensor do verde, mas não se pensou nisso. O que o Sr. pensa da proposta, e que não fique só na retórica do discurso.
Foto retirada da internet: Avenida Engenheiro Roberto Freire que dá acesso à praia de Ponta Negra com pouca arborização.
Deixe uma resposta