E-book

Baú de um Repórter

O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.

Artigo

Notícias e posicionamento

por João Maria Medeiros

Informar é uma missão nobre, desde que, para quem se propõe a apurar os fatos, tratar a informação com seriedade, respeitar as fontes, ao fato em si e principalmente, aos leitores espectadores. E essa, meus amigos, não é missão para qualquer um.

O advento das mídias digitais provocou na sociedade transformações nunca antes imaginadas, provocando as mais diversas e até absurdas previsões para os meios de comunicação tradicionais como o rádio, a televisão, jornais e revistas.

Poucos foram os profissionais que perceberam em meio a devastadora onda transformadora, que abalou o mundo em meados da década de 90 do século passado, oportunidades de se diferenciarem e surfarem nas inovações tecnológicas que apontavam para um novo modus operandi de tratar a notícia e a informação, oferecendo mais instantaneidade e precisão ao leitor/espectador. Ao mesmo tempo, exigia novas posturas de se apurar um fato e garantir a credibilidade que a notícia requer.

É nesse contexto, ainda em momentos embrionários para o novo modelo de mídias, que surge há 16 anos, o blog do Barbosa. Uma ousadia para aquela época em que ainda se discutia o fim dos jornais e revistas, a decretação do fim da era do rádio e o que seria, dali pra frente da televisão.

Jornalista forjado nas redações tradicionais e com vasta experiência em apurar uma notícia com precisão e verdadeira depuração do que realmente interessa ao leitor, Barbosinha anteviu para onde caminhava o velho e tradicional jornal e decidiu implantar o seu blog. Sofreu a desconfiança e o olhar torto, principalmente de anunciantes e agências de propaganda que desconheciam esse novo modelo que explodia e ganhou até nome pomposo: blogosfera.

Como todo empreendedor nesse país, sofreu bastante para manter ativo o seu meio de comunicação, e ainda mais por decidir usar da opinião, a sua principal fonte de informar. Assim, em meio ao descrédito naquela coisa que poucos  acessavam , mas acima de tudo, com a obstinação que o transformou num repórter respeitado aqui e no Brasil, Barbosa foi se impondo na selva violenta de blogs de todas as espécies e para todos os gostos que pululavam na internet como milho pulando numa panela com a alegria de ter se tornado pipoca.

Ao chegar aos 16 anos, consolidado como uma fonte credibilizada de boas noticiais e posicionamentos claros e bem definidos, o blog do Barbosa atinge um nível de qualidade e importância para a cena midiática do Rio Grande do Norte e do Brasil.

Comemorar 16 anos é um rito de passagem importante na vida das pessoas. E é isso que temos de fazer. Parabéns Barbosa. Viva o acreditar que é possível sim, emplacar um meio onde mais que a noticia, o posicionamento é o caminho.

*João Maria Medeiros é jornalista e marqueteiro político

Foto: Divulgação

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *