E-book

Baú de um Repórter

O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.

Coletânea de Causos

Que causos são esses, Barbosa?

Incentivado por amigos resolvi escrever também causos particulares vivenciados ao longo dos anos. Alguns relatos são hilários, e dignos de levar ao programa Que História é Essa, Porchat. Seguem os causos em forma de coletânea.

Artigo

O abraço que não pude dar

por Ricardo Lagreca

Mesmo sendo grande as preocupações que acompanham a nossa vida, podem vir  juntas de algo que de certa forma, as tornam menores.  Não precisamos criá-los. Basta acreditar que a vida é assim e olhar que estão muito próximos, quase que uma mesma coisa e o que parecia  inesperado  vamos encontrar junto das pessoas, partes essenciais desta desenvoltura.

Assim foi o ano que passou, marcando 2020 como um período de sérios acontecimentos, como muitas dúvidas da nossa cidadania, experimentadas no que há de mais importante para um governo. A saúde da população. Principalmente em um momento atípico como o que estamos vivendo,  da maior gravidade, poucas vezes visto antes. Para nós brasileiros, isto se mostrou com deturpações das mais grosseiras.

Todavia, outras  tantas coisas e fatos bons existiram entre nós e gostaria de salientar a direção que o Papa Francisco vem dando à  opção pelos mais pobres. Eles representam a maior parte da população mundial e sustentam o resto do mundo. Recentemente tornou isto como uma verdade para nós brasileiros, com a exaltação que fez a Dom Helder Câmera, o retrato mais fiel desta opção pelos pobres.  

Chegado ao fim desta estrada de 2020, preciso abraçar a todos e todas. Como diz Luiz Otavio Cavalcanti, cronista e poeta pernambucano “Abraço é Gesto de Quem não Suporta Sozinho o Peso do Afeto e o Distribui aos Queridos e Queridas” . Mas, não posso !  Alguns tiveram suas vidas roubadas deste mundo, por uma doença avassaladora. Outros, são impedidos em ter aproximação ou mesmo de se encontrarem. Não importa ! Mesmo assim, dou um abraço a todos e todas que ainda não pude abraçar.

*Ricardo Lagreca é cardiologista, professor do Curso de Medicina da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), ex-diretor do Huol (Hospital Universitário Onofre Lopes) e ex-secretário estadual de Saúde do RN

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *