Arquivos
Links Rápidos
Categorias
Jair Bolsonaro ensaiou a mesma tentativa de autogolpe de Jânio Quadros há 62 anos, quando este renunciou à Presidência da República. Sua renúncia, segundo os historiadores, seria o primeiro passo de um autogolpe de Estado. Pelos planos não declarados de Jânio, a renúncia não seria aceita pelo Congresso, pelas Forças Armadas e até pelo povo, que lhe implorariam que reconsiderasse.
No caso de Jair Bolsonaro ele deixou o Brasil antes de passar a faixa presidencial ao presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, viajando para os Estados Unidos ainda em dezembro de 2022. Mas, assim como o autogolpe de Jânio falhou o de Bolsonaro também deu com os burros n`água.
O capitão que contava com o apoio para o autogolpe de um grupo composto por comandantes de batalhões e um assessor parlamentar do Exército, que a Polícia Federal já está investigando, não tinha, no entanto, o respaldo da cúpula militar que não caiu na ladainha golpista sob pena de colocar o país em situação de risco social.
O autogolpe vinha sendo tramado antes mesmo do resultado das eleições com a tentativa de desqualificar as urnas eletrônicas e o discurso de jogar nas “quatro linhas da Constituição” levado aos “patriotas” de plantão “aquartelados” em frente dos batalhões do Exército e as redes sociais pelo próprio Bolsonaro, inclusive, em lives semanais.
O jornalista Alex Solnick, colunista do Brasil 247 , em artigo pulicado no portal, foi no cerne da questão: “As mensagens e os documentos golpistas não tinham Mauro Cid como destinatário final. Foram enviados ao celular do ajudante de ordens para ele repassar ao chefe visualmente. Afinal, ajudante de ordens é para essas coisas”.
Em outras palavras isso quer dizer que Jair Messias Bolsonaro não colocou a digital no autogolpe, mas deu o seu aval. Clique aqui para conferir o meu comentário sobre o assunto no BB News TV e no Canal YouTube. Contudo, repetindo Alex Solnick, ” em razão disso, Bolsonaro não poderá dizer à Polícia Federal que não sabia da trama. Se disser, estará mentindo.
E melhor ainda: não só sabia como tinha o seu aval, só não colocou a digital porque sabia do risco que corria, obviamente.
Foto reproduzida da Internet
Deixe uma resposta