Editorial, O Baú de um Repórter, Política

O Baú de um Repórter

No jornalismo político as conversas de bastidores sempre rendem boas matérias, pena muitas vezes a gente não poder divulgá-las principalmente quando se exerce um cargo de assessor de um político. Foi o meu caso nas eleições municipais de 2008 quando o vereador Hermano Morais (PMDB) era pré-candidato a sucessão municipal. Vamos ao fato:

Hermano foi sondado por Micarla de Souza  e João Maia para vice

Pouca gente sabe mas o vereador Hermano Morais (PMDB) chegou a ser sondado pela atual prefeita de Natal Micarla de Souza (PV) e pelo deputado federal João Maia (PR-RN), então pretenso candidato a prefeito da capital do Rio Grande do Norte para ser seu vice. Micarla chegou a ir ao apartamento de Hermano Morais para conversar com ele sobre essa possibilidade. E João Maia almoçou com o vereador num dos restaurantes da cidade  para tratar do mesmo assunto.

Hermano recusou os dois convites porque acreditava que o PMDB manteria sua pré-candidatura até o dia da convenção quando seria homologado candidato do partido a prefeito de Natal. O que acabou não acontecendo devido a implosão de sua pré-candidatura pelos dirigentes peemedebistas.

A conversa entre João Maia e Hermano Morais eu soube com antecedência. Cheguei a ligar até para João Maia para confirmar e colocar a notícia no Blog. Depois ele ligou para Hermano preocupado e pediu que nada fosse divulgado. Respeitei a sua posição e não postei nada sobre a reunião. Com relação a conversa de Micarla com Hermano ela só chegou ao meu conhecimento depois de ter acontecido. O próprio Hermano numa reunião no gabinete com assessores nos falou. Mas pediu off, o que também foi respeitado.

Como as eleições já se passaram e tenho isso na memória, além do que o assunto já não merece mais segredo, resolvi contar porque acho interessante do ponto de vista político. Hermano Morais poderia ser hoje o vice-prefeito de Natal caso tivesse aceito o convite. O próprio Hermano Morais contou que em Brasília, certa vez no gabinete da presidência do Senado – Garibaldi estava como presidente da Casa – se encontrou com o senador José Agripino Maia (DEM-RN) que disse a ele na frente de Garibaldi para ceitar o convite de Micarla. Hermano mais uma vez recusou.

O fato é que Micarla foi eleita prefeita de Natal com o apoio do senador José Agripino Maia e também do deputado João Maia e o PMDB ficou a ver navios.

Obs do Blog: O web-leitor que quiser conhecer outras memórias deste repórter é só ir em BUSCA na coluna à direita do Blog e digitar uma palavra-chave tipo Baú

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *