O Baú de um Repórter, Política

O Baú de um Repórter

Eu era repórter da extinta EBN [Empresa Brasileira de Notícias] no Rio Grande do Norte. O ano era o de 1989, e acontecia naquele ano a primeira eleição direta depois do processo de redemocratização no país. O saudoso deputado Ulysses Guimarães, O Senhor Diretas, era o candidato do PMDB à Presidência da República e vinha à Natal para participar de um comício. Vamos ao fato:

O dia em que Ulysses Guimarães surpreendeu Natal com um grande comício em Ponta Negra

Era um domingo. Antes do comício em Ponta Negra estava previsto um almoço do candidato Ulysses Guimarães com a cúpula do PMDB do Rio Grande do Norte no Aero Clube. O líder maior do partido no estado Aluizio Alves, salvo engano, era ministro da Administração do governo Sarney e comandou toda a festa para receber Ulysses Guimarães. Enquanto o PMDB nacional abandonara ao relento a candidatura de Ulysses Guimarães, o comandante da Constituinte, personagem mais importante da história do PMDB, porque ele não tinha chances de chegar ao segundo turno, no Rio Grande do Norte a família Alves – Aluizio, Henrique e Garibaldi – ficaram ao seu lado.

Fui escalado então para cobrir a vinda de Ulysses Guimarães à Natal pela EBN. Para não perder tempo fui direto para o Aero Clube onde iria acontecer o almoço com a cúpula do PMDB local e lideranças partidárias. O Aero estava lotado. Assim que Ulysses Guimarães acabou de almoçar sentei ao seu lado e comecei uma entrevista. Não lembro bem, mas acho que só tinha eu e o repórter Paulo Roberto da Rádio Cabugi presente. A entrevista rendeu. Ulysses Guimarães apesar de não acreditar que fosse ao segundo turno devido a própria divisão do partido, achava que era preciso a legenda ter candidatura própria para se fortalecer. Certamente o Senhor Diretas tinha razão!

Encerrada a entrevista Ulysses foi convocado para subir numa camioneta que iria conduzir ele e os líderes do PMDB no Rio Grande do Norte, em carreata, para um comício na praia de Ponta Negra. Eu e Zezinho – motorista da EBN – entramos no Fusca da reportagem e seguimos a carreata. Me impressionou o volume de carros tendo em vista que Ulysses Guimarães não estava bem nas pesquisas de intenção de voto. Em Ponta Negra, já no palanque, Ulysses Guimarães foi saudado por uma multidão que se aglomerava na beira da praia. O palanque foi montado próximo a orla.

Quando saiu o resultado das eleições veio a surpresa: Foi no Rio Grande do Norte que Ulysses Guimarães, apesar de não ter ído ao segundo turno, teve o melhor desempenho na primeira  eleição Presidencial pós redemocratização.

Obs do Blog: O web-leitor que quiser conhecer outras memórias deste escriba é só ir em BUSCA na coluna à direita e digitar uma palavra-chave tipo Baú

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *