Arquivos
Links Rápidos
Categorias
Os brasileiros (as) vão exercer nas urnas neste domingo (2) o seu dever cívico e o seu direito de cidadania. Votar conscientemente é importante para que depois não se chore o leite derramado. E isso vale tanto para a eleição para presidente quanto para governadores, afinal nos próximos quatro anos são eles que irão governar o país e os estados.
Votar em branco ou anular o voto é o tipo de protesto inócuo, porque só contribui para manter no poder aqueles que a gente tanto combate. Essa de votar em branco e anular o voto, portanto, é uma estratégia errada. Exerça o seu direito de cidadão (â) com consciência.
Importante também ressaltar a importância do voto para senador e candidatos a deputados (as) federais e estaduais. É preciso votarmos em candidatos ao Parlamento comprometidos com o país e com os nossos estados. O Congresso Nacional hoje é um Congresso retrógrado, conservador e oportunista. Precisamos mudar isso para que se evite os “centrões da vida”. Pense e reflita sobre o que digo.
Fato é que estamos diante de mais um processo democrático onde se pode votar livremente e decidir se queremos a esperança de um país melhor ou se queremos a continuação do ódio. Não deixemos que esta “arma” do voto volte-se contra a gente. As eleições proporcionam as pessoas a grande chance de tentar mudar o que consideram errado. Como jornalista e principalmente cidadão já tenho as minhas convicções e posições, até porque o ser humano é um ser político por natureza. Já tenho os meus candidatos na cabeça. Já fiz a minha “cola” e acho que cada um dos brasileiros devem proceder assim.
Não venda o seu voto. Isso é crime e tanto quem compra como quem vende o voto está sujeito a penalidades. Daí a necessidade da conscientização do voto. Sabe-se que a prática nefasta da compra de voto ainda existe e as formas são inúmeras. Desde o dinheiro em espécie até uma feirinha. No entanto, quem vende o voto está deixando comprar a sua consciência.
O Brasil ainda é um país democrático – embora com algumas distorções de democracia no atual governo – , e permite a liberdade de você, caro leitor (a), votar conscientemente. Vá a urna depositar o seu voto naqueles candidatos que você acredita que será melhor para o seu país e estado. Não se deixe levar por posições, muitas vezes radicais, de amigos ou familiares. Repito, vote de acordo com o que manda a sua consciência. O seu voto será importante não só para você, mas para o Brasil e o seu estado. Da mesma forma vale o voto para os parlamentares – deputados federais e estaduais e senadores.
De resto desejo a todos uma boa eleição!
Imagem reproduzida da Internet
Deixe uma resposta