Entrevista

Para Lagreca, dentro da regionalização se faz necessário hospital terciário

O secretário estadual de Saúde do Rio Grande do Norte, Ricardo Lagreca, pode-se dizer, é um idealizador. Entusiasta da regionalização da saúde no estado, e da implantação do hospital terciário como parte desse projeto, Lagreca acompanhou na última quarta-feira (12) o governador Robinson Faria, a senadora Fátima Bezerra e os deputados federal Fábio Faria e estadual Galeno Torquato numa visita ao Ministério da Saúde para tratar do assunto. Lá, a comitiva potiguar foi recebida pela secretária-executiva da pasta, Ana Paula Menezes. Numa conversa com Ricardo Lagreca ele me disse que a reunião foi muito boa. Leia o que ele afirmou:

blogdobarbosa – Dr. Lagreca, como foi a reunião no Ministério?

Ricardo Lagreca – Foi ótima, embora o ministro – Arthur Chioro – tenha tido necessidade imperiosa de lutar no Congresso por uma pauta essencial à saúde e não teve como participar da reunião

blogdobarbosa – O que foi tratado na reunião com a secretária-executiva do Ministério?

Ricardo Lagreca – Inicialmente falamos do projeto de regionalização, de como vem evoluindo e fizemos o convite para no dia 10 de setembro o ministro vir a Natal para participar com os prefeitos e secretários municipais de saúde, da homologação dos termos de adesão a regionalização.

blogdobarbosa – Qual a receptividade da secretária-executiva do Ministério da Saúde?

Ricardo Lagreca – A receptividade foi muito boa e esperamos apenas a confirmação do ministro para vir a Natal

blogdobarbosa – O que mais foi tratado?

Ricardo Lagreca – Dissemos que dentro do aspecto da própria regionalização, se faz necessário a aquisição do hospital terciário atendendo ao estado, inclusive, constituindo-se assim em um componente essencial a política do atendimento ao trauma.

blogdobarbosa – Além disso foi solicitado a participação do Ministério da Saúde em todo esse processo?

Ricardo Lagreca – Foi demonstrado a necessidade da União, através do Ministério participar desta negociação. Esta ideia também foi boa acolhida e passaremos a percorrer o caminho desta etapa.

blogdobarbosa – Algo mais foi cogitado?

Ricardo Lagreca – Outras coisas foram tratadas, inclusive, a possibilidade do INTO (Instituo Nacional de Traumatologia e Ortopedia) nos auxiliar nas cirurgias ortopédicas.

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *