E-book

Baú de um Repórter

O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.

Política

Pesquisa revela que metade dos brasileiros acha que política comercial de Trump prejudica a economia do Brasil

Está no g1

Pesquisa Ipsos-Ipec divulgada nesta sexta-feira (18) aponta que metade dos brasileiros considera que as políticas comerciais do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prejudicam a economia do Brasil.

Foram ouvidas 2.000 pessoas com 16 anos ou mais em 131 municípios brasileiros entre os dias 3 e 7 de abril. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou menos.

Trump anunciou um tarifaço para 185 países no dia 2 de abril, entre eles o Brasil. A taxa mínima é de 10%, valor aplicado ao nosso país. No entanto, o presidente americano retirou a cobrança por 90 dias.

“Metade dos brasileiros [50%] têm a percepção de que as políticas comerciais do presidente Donald Trump estão prejudicando a economia do Brasil. Essa percepção é ainda maior entre os que votaram em Lula em 2022, 58%, mas mesmo entre eleitores de Bolsonaro, essa percepção atinge a maioria relativa com 43%”, comenta Márcia Cavallari, do Ipsos-Ipec.

O Brasil tem adotado a política do “diálogo” para lidar com as taxas, por meio de relações diplomáticas. No entanto, Lula sancionou a Lei da Reciprocidade, texto aprovado no Congresso como resposta às ações de Trump ou de outros países. Até o momento, o Brasil não anunciou medidas concretas e direcionadas para taxar a importação de produtos americanos.

O levantamento também questionou os brasileiros sobre a percepção do governo Trump em geral, não apenas na questão econômica. A avaliação para 49% é de que a entrada do governo Trump é negativa para o Brasil, enquanto 29% veem como positiva e para 2%, é indiferente.

Como brasileiros avaliam governo Trump

A pesquisa Ipsos-Ipec avaliou também a percepção dos brasileiros sobre a gestão de Trump para os próprios americanos. Ao todo, 21% avaliam o governo do republicano como “péssimo” para os americnaos, 19% como “bom” e para 19%, é “regular”.


Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *