E-book

Baú de um Repórter

O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.

Política

Petistas e bolsonaristas empatam pela primeira vez desde 2022, segundo Datafolha

Está no Brasil 247

Pela primeira vez desde o início da série histórica iniciada em dezembro de 2022, os brasileiros que se identificam como petistas e os que se consideram bolsonaristas estão empatados. A informação foi divulgada pela Folha de S.Paulo, com base em pesquisa realizada pelo Datafolha.

Segundo a pesquisa, 35% da população se declara próxima a Jair Bolsonaro (PL), mesmo percentual daqueles que afirmam se alinhar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O número representa o maior índice já registrado entre os bolsonaristas. Em abril, esse grupo era de 31%. Já os petistas apresentaram queda: eram 39% no último levantamento e agora somam 35%.

As entrevistas foram realizadas presencialmente nos dias 10 e 11 de junho, em 136 municípios, abrangendo todas as regiões do país. A amostra incluiu 2.004 pessoas, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa utilizou uma escala de um (bolsonarista) a cinco (petista) e perguntou aos entrevistados em qual número eles se encaixavam. Quem respondeu “um” ou “dois” foi classificado como bolsonarista; “quatro” ou “cinco”, como petista. A parcela dos que se situam nos extremos ideológicos representa 70% dos brasileiros.

Outros 20% optaram pela resposta “três” — considerada neutra. Já 7% disseram não se identificar com nenhum dos dois lados, e 2% não souberam responder. Esses percentuais intermediários permaneceram estáveis em toda a série histórica.

A retração do campo petista coincide com um momento delicado para o governo federal. Conforme outro levantamento do Datafolha divulgado na semana anterior, 40% dos entrevistados classificam a gestão de Lula como ruim ou péssima, enquanto apenas 28% a avaliam como boa ou ótima. Trata-se do índice de reprovação mais elevado entre os três mandatos do presidente.

Em contrapartida, a imagem de Jair Bolsonaro entre seus apoiadores permanece sólida, mesmo após seu indiciamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Ele responde por tentativa de golpe para impedir a posse de Lula após a eleição de 2022. A pesquisa ocorreu logo após as audiências conduzidas pelo ministro Alexandre de Moraes, que foram transmitidas em rede aberta de televisão.

Até então, os índices de petistas e bolsonaristas oscilaram dentro da margem de erro, mas nunca haviam se igualado no limite máximo dela, como agora. Isso indica uma alteração real no cenário político.

Em ocasiões anteriores, o grupo ligado ao PT chegou a ter dez pontos percentuais de vantagem sobre os bolsonaristas — como em março de 2023 e março de 2024. Nas demais pesquisas, a diferença variava entre seis e oito pontos. O empate observado nesta rodada reflete uma redução acentuada dessa distância, apontando para um cenário de crescente paridade entre os dois polos.

Imagens reproduzidas da Internet

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *