E-book

Baú de um Repórter

O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.

Coletânea de Causos

Que causos são esses, Barbosa?

Incentivado por amigos resolvi escrever também causos particulares vivenciados ao longo dos anos. Alguns relatos são hilários, e dignos de levar ao programa Que História é Essa, Porchat. Seguem os causos em forma de coletânea.

Política

Proposta de anistia oferece `projeto golpistinha do futuro´ e alivia até para quem está no ventre da mãe

Está no Blog do Octavio Guedes

Um dos projetos de anistia apresentados pela direita extremista na Câmara dos Deputados pode muito bem ser apelidado de “projeto golpistinha do futuro”.

Ao tentar livrar a barra de Jair Bolsonaro (PL), que está em julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) até a semana que vem, o texto alivia até mesmo para um golpista que está no ventre da mãe. Ou que, no futuro, possa vir a estar em gestação. Apesar de gerar estranhamento, o uso verbal não está errado.

blog teve acesso ao texto extremista de anistia discutido no Câmara. Ele prevê o perdão “a quem vier a ser investigado” por tentativa de golpe de estado. É um passo além, do além, do além.

Imoral, o projeto deveria vir com uma tarja “este projeto de lei não é recomendado para menores de 18 anos”. Ele é pornográfico.

Já o texto do Senado é algo a ser debatido. Não se trata de uma anistia indecorosa, trata-se de diferenciar chefes de uma organização criminosa de executores de menor importância.

Como antecipou o blog, a proposta pretende resolver uma polêmica que é a questão da dosimetria da pena para quem cometeu o crime de multidão, como no 8 de janeiro. Enquanto diminui pena dos “peões do golpe”, ele aumenta a condenação dos líderes e mandantes.

Este texto pode cumprir o papel de diferenciar aqueles que, de dentro de gabinetes, usando recursos públicos, tentaram golpear a democracia brasileira em benefício próprio.

Foto: Leonardo Prado/Agência Câmara

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *