- blogdobarbosa - https://blogdobarbosa.jor.br -

Qual é o legado das copas?

Está na Folha de S. Paulo

Privatização do espaço público, remoções de pobres, desrespeito a direitos humanos, gastos exorbitantes, frustrações com resultados para a economia. As Copas dizem respeito a tudo isso, enquanto inflam o poderio da Fifa.

Com esse olhar crítico, a fundação alemã Heinrich Böll Stiftung lança “Copa Para Quem e Para Quê?”, volume que reúne análises sobre os Mundiais no Brasil, na África do Sul e na Alemanha. Compilando dados públicos mesclados com microentrevistas, os textos traçam um panorama ácido dos torneios.

De acordo com a historiadora Marilene de Paula, os 12 estádios brasileiros podem acolher 668 mil pessoas e custaram R$ 8,5 bilhões, com uma média de R$ 12 mil por cadeira. Na Alemanha, esse custo ficou em R$ 3.400, e, na África do Sul, em R$ 5.300.

Para além dos números, o livro busca compor um painel engajado e militante, ouvindo movimentos sociais e alertando para mazelas e injustiças. Há espaço para líder comunitário, operário do Itaquerão, ativista político, prostituta, torcedor violento.

Compartilhe:
[1] [2]