Arquivos
Links Rápidos
Categorias
Está no Globo
O senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que deve ser eleito hoje novo presidente do Senado com o apoio do PT e do Palácio do Planalto, só teve sua candidatura formalizada ontem à tarde, a menos de 24 horas da eleição. Renan, que sequer apareceu em público para se apresentar como candidato, está há dois anos trabalhando nos bastidores para vencer a disputa.
O anúncio de sua candidatura foi feito pelo presidente do PMDB, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), que negou constrangimento por Renan correr o risco de virar réu em inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF). Ele afirmou que Renan é um “líder nato”.
Enquanto Renan se mantinha em silêncio, o dia foi de intensa movimentação no Senado, com dois pré-candidatos à Presidência da República em 2014 – o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o governador Eduardo Campos (PSB-PE) – articulando alternativas ao candidato do PMDB.
O PSB chegou a lançar o senador Antonio Carlos Valadares (SE), mas, no final do dia, restou apenas a candidatura do senador Pedro Taques (PDT-MT), com apoio oficial de PSDB, PSB e PSOL. A votação é secreta; será eleito quem obtiver maioria simples (metade mais um dos presentes). Como 78 senadores devem votar, a expectativa do grupo de Renan é conseguir até 60 votos.
O PSB queria que Taques retirasse seu nome, o que não ocorreu. Isolado, o partido desistiu de lançar candidato
Deixe uma resposta