E-book

Baú de um Repórter

O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.

Coletânea de Causos

Que causos são esses, Barbosa?

Incentivado por amigos resolvi escrever também causos particulares vivenciados ao longo dos anos. Alguns relatos são hilários, e dignos de levar ao programa Que História é Essa, Porchat. Seguem os causos em forma de coletânea.

Artigo

STF se vê obrigado legalmente a pedir prisão de Bolsonaro, diz jornalista

por Eduardo Guimarães, no Brasil 247

Após a descoberta dos gastos ilegais de Bolsonaro no cartão corporativo e de que ele mentiu sobre o uso do instrumento com o fim de promoção pessoal, tudo coligado à sua fuga do país em dezembro — fuga que já se tornou inquestionável –, o STF se vê obrigado, LEGALMENTE, a decretar sua prisão. 

Bolsonaro mentiu sobre o cartão corporativo; disse que não o usava. Porém, foram encontrados dados sobre uso do instrumento até  para fins eleitorais do então presidente da República, além do uso de laranja, amiga de Michelle Bolsonaro, para lavar o dinheiro público empregado nesses gastos. 

Prender Bolsonaro, pois, não é só obrigatório, é urgente. Ele vem dizendo que não voltará ao Brasil. Já existe, assim, prova de obstrução da Justiça. Mas o que determina a imperiosidade da prisão do ex-presidente é a quantidade de provas contra ele – e a contudência delas.

Prova 1 — Bolsonaro mentiu sobre a data de seu embarque para os EUA com vistas a se evadir enquanto era presidente, para que não pudessem impedi-lo.

Prova 2 — O militar ajudante de ordens de Bolsonaro sacava dinheiro do cartão corporativo da Presidência e lavava essas quantias usando o cartão de crédito de uma amiga de Michelle Bolsonaro a fim de custear sua promoção pessoal (motociatas) com dinheiro público. 

Prova 3 — Faturas do cartão da laranja amiga de Michelle, usado para pagar gastos ilegais que não poderiam ser feitos com o cartão corporativo, eram pagas pelo Palácio do Planalto.

Prova 4 — O STF já tem áudios com a voz de Bolsonaro provando que ele sabia de tudo. 

Eis que não resta dúvida de que o anúncio do pedido de extradição só aguarda a solução da insubordinação militar. 

O agora ex-comandante do Exército já estava na mira do governo Lula após desacatar o presidente da República, o ministro da Justiça e de se recusar a cumprir ordem de afastamento do ajudante de ordens de Bolsonaro, envolvido no escândalo do cartão corporativo. Além disso, em breve o “Alto Comando” das Forças Armadas irá nomear novos generais de quatro estrelas e há preocupação do governo e do STF que haja promoção de golpistas bolsonaristas.

O STF entende que prender Bolsonaro agora, apesar de necessário e urgente devido ao risco de nova fuga, significa dificultar o fim da insubordinação desses setores das Forças Armadas que ainda podem ameaçar a democracia. Mas há certeza de que a contudência das provas inviabilizará a impunidade.

Prender Jair Messias Bolsonaro, pois, é só questão de tempo. Para o bem do desestimulo ao uso da Presidência da República para fins criminosos. Do contrário, outros Bolsonaros virão.

* Eduardo Guimarães é responsável pelo Blog da Cidadania

Foto reproduzida da Internet

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *