O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.
Arquivos
Links Rápidos
Categorias
O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.
Está no Brasil 247
A União Europeia anunciou que aplicará tarifas “fortes, mas proporcionais” sobre produtos norte-americanos a partir de 1º de abril. A medida é uma resposta às tarifas de 25% impostas pelos Estados Unidos sobre o aço e o alumínio europeu. A decisão foi divulgada nesta quarta-feira (27) pela Comissão Europeia, informa o jornal O Globo.
A presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, lamentou profundamente a atitude do governo norte-americano e ressaltou os impactos negativos das tarifas para a economia global. “Tarifas são impostos. São ruins para os negócios e ainda piores para os consumidores”, afirmou.
De acordo com a Comissão Europeia, as medidas dos Estados Unidos devem afetar aproximadamente 26 bilhões de euros (US$ 28 bilhões, ou R$ 165 bilhões) em produtos europeus. Em resposta, o bloco aplicará tarifas sobre produtos norte-americanos em um valor equivalente. “Isso corresponde ao impacto econômico das tarifas dos Estados Unidos”, destacou Von der Leyen no comunicado oficial.
A União Europeia reiterou sua disposição para dialogar com Washington e buscar uma solução negociada. Segundo o comunicado, as medidas poderão ser revertidas caso as partes cheguem a um entendimento. “Acreditamos firmemente que, em um mundo cheio de incertezas geopolíticas e econômicas, não é do interesse comum sobrecarregar nossas economias com tarifas”, concluiu.
A decisão reacende as tensões comerciais entre o bloco e o país norte-americano. Analistas apontam que a disputa pode impactar cadeias produtivas globais e levar a novas rodadas de negociação entre as partes. A expectativa é de que os próximos passos do governo norte-americano determinem a evolução desse embate comercial.
Foto reproduzida da Internet
Deixe uma resposta