O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.
Arquivos
Links Rápidos
Categorias
O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.
por Stella Galvão
Passaram as olímpiadas, passou o prazo de conduzir um ex-presidente ao xilindró, passaram dias e noites tenebrosas na Palestina sitiada pelas bombas israelitas, acabou mais um BBB, tantos fatos e fotos. Em Natal, houve o imbróglio do projeto de ‘engorda’ da praia de Ponta Negra, o festival de buracos pós chuva, o início da campanha municipal para troca do alcaide, como nas demais cidades brasileiras. Uma vertigem de notícias vindo à torna no ritmo vertiginoso das redes sociais.
Algo, porém, permaneceu intocável: a obstinação do jornalista chefe deste blog, Carlos Barbosa, para manter-se na trincheira noticiosa mesmo sem apoio financeiro. E por que? Por aspirar àquela independência que ele sabe estar presente nos meios noticiosos que não dependem de dinheiro público ou privado. Não faltaram em todos estes anos no ar, 17 primaveras, alguma forma de assédio. A todos seguiu dizendo não.
O blogdobarbosa pode não ser o blog mais acessado da cidade, longe disso. Mesmo porque não há propaganda ativa em outdoors da cidade ou outros meios. Mas aqueles que o visitam, diária ou esporadicamente, encontrarão a versão da notícia trabalhada por um apaixonado pelo bom jornalismo, que faz desta espécie de resistência online um ambiente algo nostálgico para aqueles que cresceram manuseando o papel depois conhecido por embrulhar peixe.
Os leitores também não são surpreendidos com notícias falsamente requentadas, versões fakes do material original, um despudor ético. Ainda que reescreva, aquilo conhecido no jargão jornalístico como ‘cozinha’, Barbosa cita a fonte. É uma alegria poder contribuir esporadicamente com este espaço pautado pela reprodução o mais fiel possível dos fatos ocorridos e registrados.
*Stella Galvão é jornalista, cronista e colaboradora do blogdobarbosa
Ilustração: reprodução de um quadro de Picasso – Estudante lendo um jornal, 1913
Deixe uma resposta