Editorial, Política

Editorial

Não subestimem Dona Wilma!

É fato que as pesquisas de intenção de voto para senador no Rio Grande do Norte dão como favas contadas a reeleição dos senadores Garibaldi Alves (PMDB) e José Agripino Maia (DEM). Contudo, apesar dos números, Wilma não se dá por vencida. Não a toa tem o apelido de “guerreira”. Investirá, sobretudo, em Natal, maior colégio eleitoral e onde ela sabe que tem voto, podendo superar, inclusive, o senador Garibaldi Alves, líder absoluto nas pesquisas em todo o estado, nesta reta final de campanha. Digo, superar em Natal.

Dona Wilma é uma estrategista e faz política como quem joga xadrez. Pode até não ser eleita senadora como indicam as pesquisas, mas atua para levar o governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), candidato a reeleição, ao segundo turno. Se conseguir isso será uma vitória, até porque será uma nova eleição e desta feita, certamente, com as presenças do presidente Lula e de Dilma Ruosseff (PT), já na condição de eleita presidenta da República.

O fato do programa do candidato Iberê Ferreira de Souza vir batendo na administração da prefeita de Natal Micarla de Souza (PV) é sintomático. O marqueteiro de Iberê é o mesmo de Wilma, Alexandre Macedo. Ele sabe que o grande eleitorado de Wilma de Faria está concentrado em Natal, onde a socialista já foi prefeita por três vezes. O capital eleitoral da “guerreira” neste momento pode ser útil não a ela – Wilma – e até pode, mas principalmente a Iberê.

Como a avaliação da administração verde está em baixa, nada mais natural do que se explorar isso. Micarla está apoiando a candidatura da senadora Rosalba Ciarlini (DEM) ao governo do estado. O natalense não está nada satisfeito com a sua administração. Então, por que não bater em Micarla? Se isso terá reflexo só as urnas dirão, mas que tem sentido tem!

Daí se dizer que não se deve subestimar Dona Wilma. Como estrategista política ela sabe muito bem jogar o jogo. Me lembro que na campanha pra governador o senador Garibaldi, que disputava o pleito com ela, ganhou no primeiro turno nos grotões – municípios pequenos- com grandes diferenças sobre ela, às vezes chegando até mil votos. O que fez Dona Wilma no segundo turno? Enquanto Garibaldi se preocupou com Natal, grande reduto eleitoral de Wilma, deixando Mossoró – segundo maior colégio eleitoral potiguar – aos cuidados da senadora Rosalba Ciarlini -, ela – a “guerreira – investiu nos grotões e em Mossoró. Nos grotões reverteu o quadro desfavorável, e em Mossoró, quando todos pensavam que Rosalba, já eleita senadora, iria dobrar o número de votos em prol de Garibaldi, Wilma diminuiu a diferença desfavorável no primeiro turno. O resultado todos sabem.

Portanto, não subestimem Dona Wilma. A “guerra” não está perdida totalmente. A batalha ao Senado pode até está, mas ao governo do estado não. A conferir!

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com