Política

Câmara aprova emenda à Lei Orgânica que aumenta vagas de vereadores

A Câmara Municipal de Natal aprovou nesta quarta-feira, em primeira discussão, projeto de lei 02/2008 de emenda à Lei Orgânica que aumenta o número de vereadores na Casa de 21 para 29 de autoria do vereador Renato Dantas (PMDB).

O objetivo é adequar o Legislativo municipal a PEC [proposta de emenda constitucional] que aumenta o número de cadeiras nas câmaras municipais no país, já aprovada na CCJ [Comissão de Constituição e Justiça] do Senado.

Share Button

8 Responses to Câmara aprova emenda à Lei Orgânica que aumenta vagas de vereadores

  1. MARCUS PELODAN disse:

    Gostaria de fazer uma pergunta, entra em vigor este ano de 2008, então valeria o aumento dos vereadores já em 2009??? ou somente para a próxima eleição?

    E será válido para todo o Brasil?

    Grato,
    Marcus Pelodan

  2. Carlos A. Barbosa disse:

    Muito boa tarde Marcus. Olha, segundo o senador Efraim Morais, primeiro-secretário da Mesa Diretora do Senado, a PEC dos Vereadores aprovada na madrugada desta quinta-feira tem força de lei, por se tratar de uma emenda à Constituição. Sendo assim, tão logo seja promulgada – e estava previsto para hoje ainda – passa a vigorar na próxima legislatura, ou seja, a partir de fevereiro de 2009, quando os vereadores beneficiados pela PEC tomarão posse também junto com os outros eleitos no dia 1º de janeiro.
    Quanto ao projeto de lei 02/2008 de emenda à Lei Orgânica aprovado pela Câmara Municipal, trata-se apenas de uma medida para que o Legislativo municipal se adeque ao novo número de cadeiras que a Casa passará a ter. Hoje são 21 vereadores e a partir de janeiro 29, no caso específico da Câmara Municipal de Natal. Acho que respondei a sua pergunta!

  3. MARCUS PELODAN disse:

    Muito obrigado pela resposta, mas gostaria de dar um exemplo estou em manaus e gostaria de saber se aqui e nos interiores de manaus terão o acréscimo de vereadores???

    Grato,
    Marcus Pelodan

  4. MARCUS PELODAN disse:

    Desculpa perguntar de outra cidade, mas é que como seu blog falava do assunto achei que você poderia estar interado.

    Grato,
    Marcus Pelodan

  5. Carlos A. Barbosa disse:

    Olha Marcus, o que posso lhe adiantar é que serão mais de 7 mil vagas abertas em todo o país para novos vereadores. A PEC diz que as vagas serão abertas nos municípios com mais de 15 mil habitantes e até 8 milhões de habitantes, e dependem, nesse caso, do número de habitantes da cidade. Certamente, no caso de Manaus, a Câmara também aumentará o núimero de edís. Sugiro vc acessar o site do Senado onde poderá obter a informação mais completa. Um abraço e continue acessando o Blog!

  6. Carlos A. Barbosa disse:

    Não me leve a mau Marcus. Acho que vc não entendeu quando eu disse pra vc acessar o site do Senado. Não que não queira ou não esteja inteirado do assunto. Mas, ao contrário, é que entendo, por exemplo, que lá certamente vc saberia quantos vereadores vai caber a Manaus, por exemplo, Foi essa a minha intenção.
    Mas já tem uma novidade no caso. Acabo de ler no G-1, que a Câmara não vai aceitar que o Senado promulgue a PEC dos Vereadores. A Câmara entende que foi retirado um dispositivo que diminuia o repasse para os Legislativos municipais e aí quer analisar a mate´ria novamente. Já está no Blog. Dê uma olhada. Desculpa se não fui compreendido.

  7. MARCUS PELODAN disse:

    O Carlo, Desculpe não foi minha intenção é que estava navegando e não me atentei que o site falava de natal especificamente, porem você tirou todas aminhas duvidas.
    Agradeço e novamente desculpas, posso ter sido mau interpretado nas minhas colocações.
    Abraços

  8. Carlos A. Barbosa disse:

    Muito bom dia Marcus. Olha, vc não tem do que se desculpar. Talvez tenha sido apenas um mal entendido entre eu e vc. De qualquer forma é bom saber que pude eclarecer suas dúvidas. Contineu acessando o Blog, que leitores tipo vc é que fazem a qualidade. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com