Editorial

Aos poucos a farsa para incriminar Lula vai se desmoronando. Parte 2

Cada vez me convenço mais de que a Lava Jato é uma farsa e tem como objetivo única e exclusivamente alijar o ex-presidente Lula da política nacional. De acordo com o advogado do ex-presidente, Cristiano Zanin Martins, o laudo entregue pela Polícia Federal na última sexta-feira (23) não confirmou a existência de qualquer documento que vincule Lula a contratos da Petrobras e muito menos ao recebimento de qualquer imóvel para o Instituto Lula ou para a sua moradia, ao contrário do que afirmou a acusação (Ação Penal nº 5063130-17.2016.4.04.7000/PR).

Por outro lado, o laudo demonstrou que: (i) o principal sistema a ser periciado — o MyWebDay — não pôde ser aberto e analisado, contrariando informação do Ministério Público Federal de que o documento havia sido entregue com o Acordo de Leniência da Odebrecht; (ii) houve destruição e manipulação nos arquivos submetidos à perícia.

O jornalista Luiz Carlos Azenha, que já foi correspondente da Globo, diz em seu Blog que “está claríssimo agora que a Operação Jabuti, no Rio de Janeiro, pode ter sido usada como tática diversionista em relação ao resultado da perícia, que é altamente comprometedora para o MPF.

E Azenha vai mais além. Segundo o jornalista, a Operação Jabuti, que prendeu o presidente da Fecomércio do Rio de Janeiro, Orlando Diniz,  foi deflagrada praticamente ao mesmo tempo em que a perícia da Polícia Federal tornou-se pública.

“Uma forma de comprometer a credibilidade da defesa de Lula, ao menos no noticiário, pois está claro que a delação da Odebrecht, esta sim, foi comprometida pela perícia — e corre o sério risco de ser demolida nos tribunais superiores. Isso também ajuda a explicar por que o juiz Sérgio Moro, com cobertura do TRF-4, se recusou quatro vezes a ouvir o depoimento do advogado Rodrigo Tacla Duran, o primeiro a demonstrar publicamente que existem inconsistências entre o material entregue pela Odebrecht e outros registros relativos ao Meinl Bank”, afirma Luiz Carlos Azenha em seu site.

Eu já havia publicado em Editorial anterior que aos poucos a farsa para incriminar Lula vai se desmoronando (clique aqui para relembrar), o que se confirma agora. Ainda em setembro do ano passado indagava em Editorial “Por que Moro insisti em negar à defesa de Lula acesso a setor de propinas da Odebrecht?” (clique aqui para ler) . Talvez e certamente a resposta esteja nos questionamentos feito pela defesa de Lula.

A conferir!

Foto reproduzida da Internet

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com