Geral

Representante do Conass defende formação de consórcios municipais de saúde

O representante do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), René José Moreira dos Santos, que participou nesta segunda-feira (26) no Praiamar Hotel, em Natal, do Encontro Estadual de Planejamento e Gestão do SUS, defendeu a formação de consórcios intermunicipais para a assistência à saúde, conforme preconiza a Regionalização da Saúde.

Ao proferir palestra no encontro, o representante do Conass disse que “pra se fazer Regionalização da Saúde em primeiro lugar nós temos que repensar o modelo de gestão. E é claro que temos que colocar nesta discussão o modelo de financiamento”, pontuou. “Nós estamos discutindo o processo de Regionalização do SUS em duas bases: a Regionalização e a implantação de redes de Saúde (atenção primária à saúde). O foco nesta discussão é que modelo de financiamento teremos”.

No entendimento de René esse processo tem que ser bipartite entre estado e municípios, colocando que outro grande desafio é o planejamento regional integrado entre os municípios. “O consórcio de Saúde é uma das boas respostas que estamos tendo em alguns estados, como o Paraná e Ceará para enfrentamento das crises fiscal, econômica e até política pelas quais o Brasil passa”, ressaltou.

Foto: Divulgação

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com