Artigo

Nestas eleições parece que 1986 e 2014 estão se repetindo. `Aliados´ se isolando um dos outros

por Carlos Alberto Barbosa

Na campanha majoritária de 2014 escrevi um Editorial para mostrar ao eleitor que a campanha de Henrique Alves, então candidato a governador do Rio Grande do Norte, estava isolando a candidata ao Senado, ex-governadora Wilma de Faria, já falecida, do meio da campanha para o final do primeiro turno. E comparei a uma outra campanha de anos atrás.Os mais jovens certamente não lembram, mas já devem ter ouvido falar. Os mais velhos vão se lembrar. Na campanha de 1986 o candidato ao governo do Rio Grande do Norte era João Faustino – já falecido – tendo como candidatos ao Senado José Agripino Maia e Lavoisier Maia, então marido de Wilma de Faria.

Pois muito bem, caro leitor. Nestas eleições parece que 1986 e 2014 estão se repetindo. Nas eleições de 1986, João Faustino disputava o governo do estado com Geraldo Melo. Sabedores de que Faustino não crescia nas pesquisas, ao contrário, só caia, Agripino e Lavô, como é conhecido Lavoisier Maia, trataram de intensificar suas campanhas no interior isolando João Faustino em Natal. Moral da história: Geraldo Melo com apoio dos Alves se elegeu governador.

Agora volto a relembrar o fato diante do que vem ocorrendo nestas eleições, onde alguns candidatos a governador e até mesmo ao Senado, estão evitando os aliados. Cito o governador Robinson Faria (PSD), candidato a reeleição, que só anda acompanhado do seu vice, o empresário Tião Couto (PR) e esquecendo o seu único candidato ao Senado, o tucano Geraldo Melo – lembro que este ano são duas vagas para senador – e, o senador Garibaldi Alves (MDB), candidato a reeleição, que ao que parece também não faz muita questão de ter o primo candidato a governador, ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT). Prova maior disso foi o seu primeiro progama eleitoral na televisão levado ao ar ontem (31), em que apareceu ao lado de Garibaldi foi a senadora Fátima Bezerra (PT), que também concorre ao governo e é primeiro lugar em todas as pesquisas de intenção de voto.

No caso de Robinson Faria, em todos os releases produzidos pela sua assessoria de campanha não é citado o nome de Geraldo Melo, bem como nas fotos ele não aparece. No caso de Garibaldi, há quem diga que ele está preferindo fazer campanha isolado junto com o filho, deputado federal Walter Alves (MDB), que é também candidato a reeleição. Apenas em alguns eventos pontuais estaria aparecendo ao lado de Carlos Eduardo Alves. Certamente o primeiro programa eleitoral do senador tirou a dúvida, se é que alguma dúvida existia.

A conferir!

Foto: Rayane Mainara

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com