E-book

Baú de um Repórter

O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.

Coletânea de Causos

Que causos são esses, Barbosa?

Incentivado por amigos resolvi escrever também causos particulares vivenciados ao longo dos anos. Alguns relatos são hilários, e dignos de levar ao programa Que História é Essa, Porchat. Seguem os causos em forma de coletânea.

Economia, Política

Em seminário de secretários de Fazenda dos estados, em Natal, governadora defende mudanças na legislação tributária no país

Está na Agência Saiba Mais

A defesa de uma reforma tributária para diminuir a cobrança sobre o consumo e aumentar sobre o patrimônio e a renda foi uma das pautas de seminário realizado em Natal. No evento do Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e Distrito Federal (Comsefaz), economistas, políticos e secretários debateram o atual pacto federativo e o financiamento dos serviços públicos. A discussão aconteceu nesta quarta-feira (7), no Hotel Barreira Roxa.

Para André Horta, diretor institucional do Comsefaz, os “serviços públicos estaduais não estão hoje na altura que os governadores gostariam de entregar à população.”

“Se não houver recomposição de receitas, o ajuste dos estados tem que ser nas despesas. Os estados vão fazer o que? Vão fechar posto de saúde? Fechar escola em bairro? Os serviços públicos estaduais não estão hoje na altura que os governadores gostariam de entregar à população. A gente quer melhorar esse serviço, e o governo federal cortou verba estadual”, afirmou.

A saída para aumentar as receitas, disse, é por meio do aumento do ICMS

“Vários estados demandaram leis para poder elevar a alíquota modal, alíquota geral do ICMS. Isso só incide em um terço dos produtos aproximadamente. É caminho, mas a gente também pode rever certas leis errôneas que foram editadas ano passado e a gente pode fazer uma repactuação federativa com o novo Governo”, apontou.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT) foi uma das convidadas do encontro e reafirmou o desejo por uma reforma tributária, que ela espera que seja “justa” e “solidária”.

“É foco nosso avançar no tema da reforma tributária e o Consefaz tem um acúmulo nessa área extraordinário, e nós precisamos acelerar esse debate para que o Congresso Nacional faça o seu papel e façamos as mudanças na legislação tributária. O que que nós queremos é uma reforma tributária justa, solidária, que não se resuma só a simplificar os impostos hoje existentes, mas que adentre no tema de que nós possamos inverter a lógica existente hoje. Diminuir a cobrança sobre o consumo e mirar na questão do patrimônio e da renda para que os estados, municípios e a União possam ter financiamento adequado para cumprir com o seu papel de induzir o desenvolvimento sustentável e garantir o papel do estado no atendimento das políticas públicas, principalmente nas áreas essenciais”, apontou.

Foto: Elisa Elsie – Assecom/RN

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *