Artigo

À Fecomércio lembro o empresário Silvio Bezerra: “Cumpram os protocolos de segurança! A Covid-19 não brinca!”

por Carlos Alberto Barbosa

Em nota a Fecomércio (Federação do Comércio do RN) externou sua discordância com o decreto estadual 30.379, publicado no Diário Oficial deste sábado (30), que entre outras disposições, recomenda aos municípios que limitem às 22h o horário diário de atendimento ao público em bares, restaurantes e similares.

Lamentável é a Fecomércio discordar de medidas de proteção objetivando evitar maiores aglomerações sugeridas à governadora Fátima Bezerra (PT) pelo Comitê Científico de acompanhamento da Covid-19 no estado, em conformidade com prefeitos da Região Metropolitana de Natal e das cidades-polo regionais, e de representantes dos ministérios públicos Estadual, Federal e do Trabalho.

Lamentável é o prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), que é médico, não ter participado da reunião que discutiu o decreto e pensar da mesma forma que os dirigentes da Fecomércio. Ressalte-se que nas últimas 24 horas o Rio Grande do Norte contabilizou 24 óbitos por covid-19, e já se tem 749 novos casos da doença, totalizando hoje quase 160 infectados. O estado já contabiliza cerca de 3.500 mortes por covid-19.

A taxa de ocupação de leitos críticos para covid-19 é de 83,9%, sendo a Grande Natal com quase 90%, e a Fecomércio e o prefeito Álvaro Dias a discordar das medidas de proteção à saúde.

“Nos causa perplexidade e grande preocupação o fato de que este segmento produtivo, responsável pela geração de mais de 25 mil empregos diretos e pelo pagamento de algo em torno de R$ 29 milhões/mês em salários, seja injustamente e severamente punido, tendo como justificativa e piora de um quadro biossanitário”, diz a Fecomércio.

Ora,ora,ora, não interessa ao governo estabelecimentos comerciais fechados por deixar de arrecadar impostos. Mas o momento exige sacrifício não só do setor empresarial, mas como também dos governos – estado e prefeituras – haja vista o recrudescimento da pandemia. São Paulo, por exemplo, a mola mestra da economia nacional, está tomando medidas igual ou até mais severas do que o Rio Grande do Norte.

Lembro ao empresariado que o governo Fátima herdou dívidas estimadas em R$ 2,6 bilhões, referentes a atraso na folha de pagamento dos servidores, atraso no pagamento a fornecedores, consignados e precatórios, mas graças ao Novo Refis está honrando os seus compromissos. Contudo, deixar de arrecadar ICMS não é por capricho não, mas uma questão de crise sanitária aguda que o mundo enfrenta, o país enfrenta e o Rio Grande do Norte idem. Sem a saúde do povo a economia para. É preciso entender isso.

A título de ilustrar a realidade, publiquei no meu Blog um texto bastante elucidativo do ex-secretário estadual de Saúde, Ricardo Lagreca, médico cardiologista e professor de medicina da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) sob o título “Um novo tempo da covid-19; como lidar com toda uma plêiade que comporá a síndrome tardia da doença”.

No texto Lagreca faz uma abordagem bastante interessante sobre as responsabilidades dos poderes com a pandemia. Diz ele: “Há de se ter sim uma pluralidade e responsabilidade de medidas e cuidados duradouros, todos centrados na defesa e no bem-estar do homem que teve vulnerabilidade em franca e ampla exposição”. Clique aqui para ler.

Não custa ressaltar também um depoimento chocante sobre a experiência vivida pelo empresário Silvio Bezerra, do ramo da construção civil, em dezembro do ano passado, após ter contraído a covid-19 que causou perplexidade na sociedade potiguar, mas parece que já esqueceram. Clique aqui para conferir.

Empresário Silvio Bezerra:

“Cumpram os protocolos de segurança! A Covid-19 não brinca!”

Share Button

One Response to À Fecomércio lembro o empresário Silvio Bezerra: “Cumpram os protocolos de segurança! A Covid-19 não brinca!”

  1. Janny disse:

    A Fecomercio, assim como o prefeito Álvaro Dias, não parecem estar preocupados com a saúde de seus funcionários e com a população em geral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com